Agência 99
04/01/2024 16:10

3 dicas para tirar suas metas financeiras do papel em 2024


Especialista da Barkus reúne recomendações sobre o tema
O início do ano costuma ser uma época em que as pessoas fazem um esforço extra para garantir que as metas e promessas feitas durante o Réveillon se tornem realidade. Entre os desejos de muitos, está quitar as dívidas e conseguir se planejar financeiramente de forma eficaz.
Uma pesquisa realizada pela 99Pay, revelou que a falta de educação financeira aumenta a chance de endividamento, uma vez que 32% dos que afirmam não ter educação financeira não conseguem pagar as despesas todo mês. Outro dado que chama atenção no levantamento é o percentual de pessoas que fazem planejamento financeiro e não conseguem segui-lo. Esse comportamento atingiu 14% dos usuários com conhecimentos em educação financeira.
Com o objetivo de fornecer ferramentas e informações que auxiliem no planejamento financeiro dos brasileiros, a 99Pay convidou Rodrigo Bernardo, educador financeiro da Barkus, edtech social de educação financeira, para dar dicas de como tirar as metas financeiras do papel em 2024. Confira:

1 - Defina seus objetivos

Escolher qual o destino do seu dinheiro é um passo fundamental para que os sonhos não fiquem apenas no campo da abstração inalcançável. É importante anotar e entender qual o caminho para alcançar aquele objetivo. "Quanto mais detalhados forem os gastos, mais fiel à realidade e palpável se torna o plano de ação", pontua Rodrigo.

2 - Elenque prioridades

Após definir as metas, é importante avaliar o que é mais importante. Por exemplo, se existem muitas dívidas, se organizar para quitar essas dívidas deve ser sua prioridade. "Além disso, mapear gastos desnecessários para diminuir custos é um ponto imprescindível do planejamento", afirma o especialista.

3 - Organize-se

Avaliar o quanto pode ser gasto se faz necessário para evitar compras impulsivas e promover escolhas mais conscientes. Segundo Rodrigo, depois de realizar o próprio diagnóstico financeiro, chega o momento de avaliar quanto é possível poupar em uma reserva de emergência para evitar problemas com gastos surpresas.

Educação financeira? Tá na mão!

Desenvolvido em parceria com a Barkus, a 99Pay oferece um conteúdo interativo totalmente gratuito que traz exemplos práticos do cotidiano e aborda assuntos para ajudar as pessoas a lidarem com as finanças pessoais de maneira simples, direta e objetiva.
Nas aulas realizadas via WhatsApp, os alunos são guiados pela Iara, a inteligência artificial da Barkus, em uma jornada de aprendizagem dividida em quatro temas principais ou rotas: Organização financeira, Uso inteligente do crédito, Introdução a investimentos e Criptomoedas (esta última liberada apenas depois da conclusão de um dos estágios anteriores).
Para acessar os cursos, basta clicar aqui.

Sobre a 99

A 99 é uma empresa de tecnologia que oferece conveniência e soluções para as necessidades dos brasileiros. O aplicativo faz parte da companhia global Didi Chuxing ("DiDi") e no Brasil conecta milhões de pessoas a serviços de mobilidade,

Sobre a Barkus

A Barkus é uma edtech que tem como objetivo democratizar o acesso à educação e inclusão financeira para jovens e adultos por meio da tecnologia. Sua principal solução é a Iara, uma inteligência artificial que, de maneira individual e automatizada, ensina diversos temas do mundo financeiro através do Whatsapp.

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da 99 Tecnologia Ltda
Para ver esta notícia sem o delay contrate um dos produtos Broadcast e veja todos os conteúdos em tempo real.

MAIS NOTÍCIAS

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso