Agência CEBDS
28/02/2019 17:30

"Empresa: substantivo feminino" é o tema de debate do CEBDS com executivas dia 8/3 em São Paulo


Presentes na mesa, a CEO da BRK Ambiental, Teresa Vernaglia e a fundadora do movimento Black Money, Nina Silva, eleita uma das mulheres mais poderosas de 2019 pela Forbes 

 


No Dia Internacional da Mulher, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) coloca na mesa de discussões a representatividade feminina no mundo corporativo, já que no Brasil  dados do IBGE apontam que o salário das mulheres, em geral, é 22,5% menor que o dos homens e as mulheres também são minoria em cargos de gerência (37%), e nos comitês executivos de grandes empresas (10%).


Para o debate - o primeiro da série Quebrando Muros  em 2019 - foram convidadas pelo CEBDS executivas notórias no tema: Teresa Vernaglia, CEO da BRK Ambiental, Flavia Vergili, diretora de RH da WeWork na América Latina, e Nina Silva, fundadora do Movimento Black Money, presente na Lista Forbes das Mulheres Mais Poderosas de 2019 e eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes com menos de 40 anos mais influentes do mundo pela MIPAD – Most Influential People of African Descent e ONU. 


Um dos destaques do debate será o estudo que a BRK Ambiental vai apresentar sobre o impacto negativo que a falta de saneamento básico tem na vida das mulheres particularmente. O estudo mostra, por exemplo, que uma em cada quatro mulheres brasileiras não tem acesso adequado a água tratada e coleta de esgoto e que a universalização desses serviços tiraria imediatamente 635 mil mulheres da pobreza, a maioria jovens e negras. 


Aliás, a ausência de mulheres negras no primeiro escalão das empresas também será abordada pelas debatedoras e por Marina Grossi, presidente do CEBDS, que mediará o debate. 


O Quebrando Muros é um projeto do CEBDS que promove discussões sobre sustentabilidade social e ambiental por meio de temas transversais a todas as áreas de uma empresa. O evento é aberto ao público em geral, com vagas presenciais limitadas e transmissão ao vivo pelo Facebook do CEBDS. 


Sobre as debatedoras


Marina Grossi


Presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) desde 2010. Integrante do comitê de direção do Carbon Price Leadership Coalition (CPLC), organização internacional que reúne lideranças de todos os setores para expandir globalmente o uso de políticas de precificação de carbono.  Foi negociadora do Brasil na Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima entre 1997 a 2001 e coordenadora do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas entre 2001 e 2003. Participou das negociações do Protocolo de Kyoto.


Nina Silva


Executiva de Tecnologia da Informação com 15 anos de atuação no segmento em empresas nacionais e multinacionais. Fundadora Black Money, movimento que visa justiça e equiparação racial no ambiente de trabalho, além da promoção do associativismo entre empreendedores negros. Está presente na Lista Forbes das Mulheres Mais Poderosas de 2019 e foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes com menos de 40 anos mais influentes do mundo pela MIPAD – Most Influential People of African Descent e ONU.


Teresa Vernaglia


Atuou por 30 anos nos setores de redes de telecomunicações, energia elétrica e mais recentemente em saneamento e água de reuso para indústria. Atualmente é presidente da BRK Ambiental. Em uma pesquisa realizada em parceria com a Trata Brasil, a BRK mostrou como a falta de saneamento básico reflete na desigualdade de gênero, já que os impactos do problema na saúde da família recaem principalmente sobre as mulheres. O estudo revelou também que o tratamento dos esgotos e que a universalização dos serviços tiraria 630mil mulheres brasileiras da pobreza. 


Flavia Vergili


Executiva de Recursos Humanos com experiência em consultorias de recrutamento e seleção e empresas do setor de energia e mercado financeiro. Atualmente, está à frente dos processos da área de Pessoas da WeWork no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru. No Brasil desde 2017, a WeWork é a maior rede de espaços de trabalho do mundo. Presente em mais de 20 países, a empresa desenvolve diversas iniciativas voltadas para a promoção e incentivo à igualdade de gênero e no ambiente profissional.


Quebrando Muros: Empresa, substantivo Feminino 


Data: 8 de março 


Horário: de 10h às 12h


Local: WeWork? Nações Unidas (Av. das Nações Unidas, 14261)  


Debatedoras: Nina Silva (Movimento Black Money), Teresa Vernaglia (BRK Ambiental) e Flavia Vergili (WeWork)


Mediação:? Marina Grossi (presidente do CEBDS)


Inscrições: www.cebds.org ou clique aqui 

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos