Agência CEBDS
20/05/2019 16:54

CEBDS E AGÊNCIA EPBR PROMOVEM DEBATE SOBRE TRANSIÇÃO ENERGÉTICA NO BRASIL



O evento, realizado em parceria com a WeWork, foi escolhido para o lançamento do Guia Executivo sobre Power Purchase Agreements (PPAs)



 



Com o crescimento de geração de energia limpa e sustentável no Brasil, a discussão sobre onde estamos e para onde pretendemos ir com relação a transição energética foi o mote para a realização do primeiro evento da série Diálogos da Transição, que aconteceu terça-feira (14), no Rio de Janeiro. A programação teve a participação do presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Barral, a presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Marina Grossi, o diretor técnico da CDGN, Luciano Vilas Boas Jr., e a diretora de desenvolvimento institucional do CEBDS, Ana Carolina Szklo.



 



Ana, que foi mediadora da mesa, trouxe os dados que mostram uma estagnação do avanço da matriz renovável no mundo. “Em 2010, a matriz energética chegou a 47% de renováveis. Hoje, esse percentual é de 43,5%, o que mostra uma urgência em tratar o tema e também a estagnação mundial de crescimento”, expôs. Para Vilas Boas Jr., o país precisa aproveitar o gás em grande quantidade, principalmente depois das descobertas do pré-sal, e fazer como grandes cidades do mundo, como na Espanha e nos EUA, que usam gás natural no transporte público.



Durante o evento, o CEBDS lançou o Guia Executivo: “Porque a Compra Corporativa de Energia Renovável é um bom negócio?”. A presidente do Conselho, Marina Grossi, falou ainda sobre o futuro da energia no Brasil. ”A transição energética é inexorável, é um caminho sem volta. Estamos rumo a uma economia de baixo carbono”, afirmou a presidente do CEBDS. Barral, concordando com Marina, relatou o que consumo de eletricidade cresce numa taxa muito maior do que as energias em geral, avaliou que a sociedade precisa ser preparada para a transição energética e os agentes envolvidos precisam ter clareza para explicar a alocação de custos e benefícios.

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos