Agência CEBDS
13/04/2019 09:00

WORKSHOP DO CEBDS PROMOVE DEBATE DE EMPRESAS SOBRE AÇÕES DE SEGURANÇA HÍDRICA


São Paulo - Grandes grupos empresariais brasileiros se reuniram nesta quinta-feira, no Centro de Pesquisas da Ecolab, em Campinas, para debater ações do setor privado em prol da segurança hídrica. O workshop contou com a presença da coordenadora nacional do 2030 Water Resources Group, ligado ao Banco Mundial, Stela Goldenstein, que defendeu uma articulação setorial para proposição de políticas públicas.

O workshop é uma continuação do Compromisso Empresarial Brasileiro para a Segurança Hídrica, lançado em 2018 pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), e que reúne mais de 20 empresas em operação no país. Para Stela, o Compromisso é uma oportunidade de as empresas avaliarem as externalidades relativas ao uso da água, como as mudanças climáticas e o desmatamento.

Ex-secretária estadual de Meio Ambiente de São Paulo, Stela vê na colaboração entre as empresas um caminho para se pensar para além de cada corporação. “Ter esse fórum qualificado de reunião das empresas é formidável, pois nos obriga – e permite – pensar além das empresas e estabelecer metas comuns para serem perseguidas. E é também uma oportunidade de trabalhar com o poder público para, juntos, construímos soluções. Não é possível que setor público e privado fiquem encastelados em lados opostos na busca da segurança hídrica”, defende.

Crises de abastecimento têm sido recorrentes nas grandes cidades e são a face mais visível da escassez. A solução, segundo Stela, passa pela gestão da demanda e não apenas garantia de oferta.

“A água é um em escasso. Cada vez mais as cidades têm buscado água de longe para suprir a oferta. O reúso, que já é aplicado em algumas empresas, é uma gestão de demanda que aumenta a disponibilidade hídrica das bacias. As empresas dependem dessas bacias para as continuidades de seus negócios e, por isso, precisam participar mais ativamente dos Comitês de Bacias Hidrográficas”, reforça.

Coordenador do tema água no CEBDS, Felipe Cunha, explica que o Compromisso apresenta metas para que as empresas se engajem na segurança hídrica, entre elas, o engajamento da cadeia de fornecedores e da comunidade no entorno. “As empresas têm uma responsabilidade grande com a segurança hídrica, pois dependem da água para operar. Ao garantir o engajamento dos fornecedores e das pessoas que dividem com a empresa a mesma bacia hidrográfica, diminuem os riscos que a escassez de água apresenta para os negócios”. As metas assumidas pelas empresas e os projetos desenvolvidos para alcança-las, estão disponíveis em www.aquasfera.com.br.

Aquasfera

Para quem quiser se aprofundar no tema e conhecer outras iniciativas de gestão hídrica, o CEBDS oferece o hub digital Aquasfera, que reúne todos os projetos e cases de sucesso de gestão hídrica das empresas signatárias do Compromisso Empresarial para Segurança Hídrica. Tanto o compromisso, quanto o Aquasfera são legados do Fórum Mundial da Água, que aconteceu no ano passado no Brasil, e serão levados ao próximo Fórum, em 2021 no Senegal, como experiência a ser replicada em outros países. 

Sobre o CEBDS

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) é uma associação civil sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento sustentável nas empresas que atuam no Brasil, por meio da articulação junto aos governos e a sociedade civil, além de divulgar os conceitos e práticas mais atuais do tema. A instituição foi fundada em 1997 por um grupo de grandes empresários brasileiros atento às mudanças e oportunidades que a sustentabilidade trazia, principalmente a partir da Rio 92.

 Hoje reúne cerca de 60 dos maiores grupos empresarias do país, com faturamento equivalente a cerca de 45% do PIB e responsáveis por mais de um milhão de empregos diretos. O CEBDS representa no Brasil a rede do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), que conta com quase 60 conselhos nacionais e regionais em 36 países, atuando em 22 setores industriais, além de contar com 200 grupos empresariais que atuam em todos os continentes.

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos