Agência CEBDS
15/10/2019 17:32

CEBDS LANÇA E-BOOK SOBRE ECONOMIA CIRCULAR NO DIA DO CONSUMO CONSCIENTE


A publicação apresenta novo modelo de negócios baseado em maior aproveitamento de produtos, maior eficiência no uso de recursos naturais e descarte adequado de resíduos



Como parte das celebrações pelo Dia do Consumo Consciente, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) lançou nesta terça-feira (15) o e-book “Quebrando Muros: Economia Circular”.  A publicação é o desdobramento de debate promovido pelo CEBDS, com apoio da WeWork, patrocínio da Nespresso, e participações da Braskem e Votorantim Cimentos. O encontro fez parte da série de eventos Quebrando Muros. Especialistas debateram diversos aspectos da Economia Circular, desde o design, projeto e fabricação, até o transporte, utilização, reinserção no processo produtivo e a conscientização da relação dos seres humanos com as matérias-primas e os resíduos. Além do resumo dos debates, a publicação conta com dicas para implementação da economia circular e cases das empresas.



Os desafios e oportunidades da implementação da nova economia no cenário brasileiro são abordados na publicação. Para Ana Carolina Szklo, diretora de Desenvolvimento Técnico do CEBDS, “no Brasil esbarramos em alguns entraves. Hoje, por exemplo, a reutilização de determinados materiais tem mais custo do que usar a matéria prima bruta. Precisamos identificar o problema: é logística, regulação? O que é? E esse é um dos papéis do CEBDS. Entender junto às empresas, como podemos agir conjuntamente para gerar o incentivo mais positivo para caminhar com relação a essa e outras pautas tão importantes”.



Claudia Leite, diretora de Sustentabilidade da Nespresso, explica: “A sustentabilidade deve estar no coração do negócio. Priorizamos um transporte limpo e investimos na logística reversa para minimizar o impacto das cápsulas. Mas é necessário que o consumidor faça a sua parte, dando a destinação correta aos resíduos oriundos do seu consumo”. O e-book “Quebrando Muros: Economia Circular” está disponível para download no site do CEBDS junto a outra publicações que também abordam o tema. 



Sobre o CEBDS



O CEBDS é uma associação civil sem fins lucrativos, que promove o desenvolvimento sustentável nas empresas que atuam no Brasil, por meio da articulação junto aos governos e a sociedade civil, além de divulgar os conceitos e práticas mais atuais do tema. A instituição foi fundada em 1997 por um grupo de grandes empresários brasileiros atento às mudanças e oportunidades que a sustentabilidade trazia, principalmente a partir da Rio 92. Hoje reúne cerca de 60 dos maiores grupos empresarias do país, com faturamento equivalente a cerca de 45% do PIB e responsáveis por mais de 1 milhão de empregos diretos. Representa no Brasil a rede do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), que conta com quase 60 conselhos nacionais e regionais em 36 países, atuando em 22 setores industriais, além de contar com 200 grupos empresariais que atuam em todos os continentes.



Sobre o Quebrando Muros



O Quebrando Muros é um projeto do CEBDS que busca apresentar à sociedade civil iniciativas empresariais que contribuam para o desenvolvimento sustentável. Abordando temas de interesse da sociedade civil e com grande capilaridade dentro das companhias, o projeto em suas últimas edições abordou a diversidade, inclusão e equidade de gênero dentro das empresas. A íntegra dos debates está disponível em facebook.com/CEBDSBR

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos