Agência Minera Brasil
06/02/2024 09:45

Jaguar Mining aumenta controle na rastreabilidade do ouro na Mina Pilar





Empresa implementou um método de rastreabilidade para seu minério que visa aprimorar o controle de qualidade e a identificação precisa da origem do minério extraído.


A indústria de mineração enfrenta desafios inúmeros, desde questões ambientais até preocupações sobre a procedência dos minérios. Em uma busca incessante por maior transparência e controle, a Jaguar Mining adotou recentemente um método inovador de rastreabilidade do ouro na mina de Pilar, no município de Santa Bárbara, trazendo uma evolução na forma como o minério é categorizado e processado.

Desde maio de 2023, a empresa implementou um método de rastreabilidade para seu minério, um marco que, segundo Sergio Yngor Dourado Honorio dos Santos, Gerente de Mina da Unidade Pilar, visa aprimorar o controle de qualidade e a identificação precisa da origem do minério extraído. "Anteriormente, o minério produzido na Mina Pilar era classificado em apenas 5 categorias ao sair do subsolo. Na superfície, antes de viajar cerca de 40km até a Planta Metalúrgica em Caeté, cada categoria recebia toneladas de minério de vários locais da mina e com diferentes teores de ouro.
O método atual tem como objetivo minimizar o agrupamento de minério e elevar o conhecimento a respeito de sua origem no subsolo." Essa mudança não apenas otimiza o controle de qualidade nas amostragens, mas também a definição do teor de ouro, tanto na mina quanto na planta de processamento. Isso representa um avanço significativo na compreensão e na gestão do minério desde sua extração até a etapa de processamento.
Já sobre a relação entre esse método aprimorado de rastreabilidade e a segurança para os compradores do ouro da Jaguar, Sérgio enfatizou que a Jaguar opera em total conformidade com a legislação ambiental e os processos minerários estabelecidos pela Agência Nacional de Mineração (ANM). Esse avanço reforça o compromisso da empresa com a excelência operacional e a transparência em suas práticas de mineração.
A implementação desse método de rastreabilidade do ouro na Jaguar Mining não apenas demonstra um compromisso com a melhoria contínua, mas também serve como um exemplo positivo para a indústria, destacando a importância da transparência e do controle de qualidade em todas as etapas da cadeia de suprimentos de ouro. Com a inovação, a Jaguar Mining está redefinindo os padrões da indústria, abrindo caminho para uma mineração mais responsável, transparente e eficiente.

Sobre a Jaguar Mining

A Jaguar Mining é uma empresa brasileira de mineração, de capital estrangeiro com foco na exploração de ouro na região do Quadrilátero Ferrífero (Minas Gerais) e foco no desenvolvimento sustentável local. Suas unidades incluem o Complexo de Minas de Ouro Turmalina (Conceição do Pará) e o Complexo de Minas de Ouro Caeté - CCA (minas de Pilar e Roça Grande e a planta de processamento de minério de Caeté). A Jaguar também é proprietária do Complexo da Mina de Ouro Paciência, que se encontra em manutenção desde 2012.


A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da WP Comunicação LTDA
Para ver esta notícia sem o delay contrate um dos produtos Broadcast e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso