Agência Minera Brasil
01/02/2024 12:45

Sigma Lithium amplia em 27% as reservas de lítio em seu projeto no Vale do Jequitinhonha


Por Agência Minera

Anúncio chega em meio a uma queda de 80% nos preços do lítio e negociações para venda da mineradora com fabricantes de baterias e veículos elétricos

A Sigma Lithium informou que seu projeto Grota do Cirilo, Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, contém mais recursos do que o previamente estimado, o que permitirá à mineradora aumentar ainda mais os níveis de produção no futuro.
A mineradora elevou as estimativas de recursos minerais no projeto de lítio em 27%, tornando-o o quarto maior complexo industrial de lítio pré-químico em operação no mundo, com 109 milhões de toneladas em recursos, afirmou a empresa.
O anúncio chega em meio a uma queda nos preços do lítio e outras mudanças de mercado que estão afetando grandes e pequenos produtores.
Os preços do metal ultraleve, essencial para baterias de veículos elétricos (EV), caíram mais de 80% desde o pico no início de 2023. O mercado tem sido abalado por expectativas que vão desde receios de escassez até advertências de excesso de oferta nos próximos anos.

Negociação com fabricantes de baterias e veículos elétricos

A Sigma Lithium iniciou no ano passado uma revisão estratégica de seus negócios. E está negociando com diversos interessados, entre eles, a montadora de carros elétricos chinesa BYD.
A mineradora sediada em Vancouver disse em dezembro que recebeu manifestações de interesse para adquirir a empresa, sua subsidiária Sigma Brazil e o projeto Grota do Cirilo.
"Estamos encantados com o grande interesse em nossos negócios por algumas das empresas mais admiradas nas indústrias de materiais para baterias e veículos elétricos globalmente, incluindo fabricantes de automóveis e de baterias", disse a CEO Ana Cabral na época.
A Sigma Lithium avalia que a ampliação dos recursos minerais poderia eventualmente expandir a capacidade de seu projeto para 104.200 toneladas de carbonato de lítio. A capacidade atual de produção anual é de 36.700 toneladas.

A mineradora disse que seu foco este ano está em uma campanha de perfuração para expandir o "corredor de lítio em forma de J" conectando os recursos existentes da Grota do Cirilo.
As ações da mineradora subiram 2,4% nas negociações antes da abertura do mercado em Nova York, deixando-a com uma capitalização de mercado de US$ 2,3 bilhões.

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da WP Comunicação LTDA
Para ver esta notícia sem o delay contrate um dos produtos Broadcast e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso