Agência Tecban
25/04/2022 07:35

TecBan prorroga a vida útil dos caixas eletrônicos


O primeiro caixa eletrônico chegou ao Brasil na década de 1980. Mais de quatro décadas depois, o Banco24Horas, maior rede independente de autoatendimento do mundo em volume de saques, possui mais de 24 mil caixas eletrônicos distribuídos pelo Brasil para promover acesso a serviços financeiros e facilitar, mensalmente, a vida de 152 milhões de brasileiros. Com a evolução através dos tempos e o status de um ponto de relacionamento multisserviço, manter os caixas eletrônicos funcionando em sua total capacidade requer atenção especial em revitalizações e atualizações.
A TecBan, empresa de tecnologia detentora do Banco24Horas, mantém uma programação intensa em cuidados com os equipamentos. Durante a operação de 2021, por exemplo, foram mais de 50 mil peças triadas ou recuperadas, e mais de 3.000 revitalizações.
Feitos com muitos materiais, como componentes eletromecânicos e eletrônicos de grande tecnologia, aço, concreto, cabos, placas, display e polímeros, esses trabalhos são fundamentais para manter o atendimento, uma vez que os caixas eletrônicos têm, em média, vida útil de aproximadamente 7 anos.
Com manutenções adequadas e atualizações tecnológicas, como biometria, touch screen, módulos e processadores, é possível prorrogar esse tempo, chegando a uma durabilidade entre 15 e 20 anos. A adição de novas tecnologias e dispositivos de segurança, entrega aos usuários um caixa eletrônico em estado de novo, com tecnologia de ponta e aderente aos mais severos requisitos de segurança.
Diante da complexidade do serviço, é necessário experiência e muito conhecimento especializado. A Serviços Integrados TecBan, é a frente de atuação da empresa dedicada às soluções de manutenção e revitalização, dentre muitos outros projetos. O braço especializado conta com mais de 100 colaboradores diretos, treinados e altamente qualificados para essas finalidades.
"Trabalhamos para garantir a durabilidade, aumentar a eficiência e sustentabilidade, desde os caixas eletrônicos até totens e equipamentos variados. Uma das nossas soluções é o processo de revitalização dos equipamentos, que envolve o levantamento das necessidades de trocas de partes e peças e sua eventual atualização, desmontagem, limpeza e higienização geral de todas as peças, pintura, troca de adesivos, remontagem e testes gerais de funcionamento, aumentando a vida útil", Cássio Pieretti, Gerente Executivo da Engenharia de Projetos e P&D na TecBan.

Vantagens

Com o modelo de manutenção e revitalização, a vida útil dos caixas eletrônicos do Banco24Horas é ampliada em três a quatro vezes mais do que o período convencional de depreciação contábil e, consequentemente, reduz em 75% o impacto ambiental. Revitalizar representa ainda cerca de 20% do custo de aquisição de um caixa eletrônico novo, dependendo da configuração e serviços.
Por meio da revitalização, também é possível transformar caixas eletrônicos convencionais, que são aqueles que permitem apenas a saída do dinheiro, em recicladoras - equipamentos que permitem a reutilização das cédulas depositadas. Essa iniciativa gera economia na ordem de 50%, se comparado com a aquisição de uma recicladora nova.
Outra vantagem refere-se ao tempo de retorno para uso do equipamento em operação que também é menor na comparação com o processo de compra de um novo. "Levemos em conta ainda a sustentabilidade. Com a revitalização, evita-se que o equipamento seja integralmente descartado, além de aumentar a vida útil por mais anos, principalmente se houver atualizações tecnológicas do equipamento", acrescenta o executivo.
Atualização tecnológica é outro ponto de destaque, já que o processo também viabiliza a melhora de hardware, permitindo ao equipamento ter aderência a novos sistemas operacionais como, por exemplo, o Windows 10.
Os trabalhos são desenvolvidos de acordo com a necessidade. "A Serviços Integrados TecBan tem um portfólio com mais 15 possibilidades de serviços, como revitalização, atendimento técnico em campo, armazenagem, transporte, descarte, reparos em laboratórios, upgrades, manutenção predial, instalações, suporte e treinamento, customização, sinalização, entre outros", destaca Cássio.
O serviço também é executado levando em conta diversos fatores, "todas as adequações e inovações que fazemos são pensadas no cliente, facilitando não apenas a manutenção, mas também customizando nossas soluções e produtos de acordo com as necessidades do nosso consumidor final", diz.

Estrutura

A Serviços Integrados TecBan possui 12 laboratórios de reparos de peças, 12 centros de revitalização de autoatendimentos, 20 centros de distribuição, 18 laboratórios de cassetes e 28 unidades operacionais, "onde esses trabalhos podem ser realizados" acrescenta o executivo.
Essa eficiência é traduzida em benefícios para os usuários do serviço. Afinal, encontra um equipamento com as mais novas tecnologias à disposição sempre que necessário.
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