Agência Unico
09/01/2024 15:55

Tecnologia agiliza contratações na alta temporada


Com o aumento da demanda por profissionais nas férias de verão, RH conta com a ajuda da inovação
No período das férias de verão, observamos um aumento significativo do número de profissionais demandados pelo mercado de trabalho, impulsionando a economia brasileira e gerando boas oportunidades.
Conforme o balanço da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), estima-se que o setor de turismo crie mais de 85 mil novos empregos temporários na alta temporada de 2023/2024.
Já pelos dados da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), 470 mil profissionais temporários foram contratados para suprir o aumento da demanda nas festas de Natal e Ano-Novo, além das férias e Carnaval.
Nesse cenário, a tecnologia tem sido uma ferramenta importante para quem atua nas áreas de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas na hora de contratar profissionais com rapidez.
"Em momentos de alta sazonalidade de contratações, o time de RH pode ficar sobrecarregado e não ter ferramentas suficientes para atender todas essas demandas, especialmente as mais operacionais. Nesses casos, a tecnologia se torna uma aliada, trazendo agilidade e até redução de custos em muitos processos", explica a Head de RH e consultora de Implantação e Inovação em RH, Lisandra Araujo Goulart.

Importância da tecnologia

Investir em tecnologia, portanto, torna-se fundamental para as empresas organizarem e acelerarem o processo. Dessa forma, é possível promover uma gestão eficiente.
O diretor executivo da PGF Consulting, Glauber Fabbri, explica que atualmente as empresas têm à disposição aplicativos de gestão de RH que permitem registrar e administrar toda a jornada do colaborador temporário desde o processo admissional até o encerramento do contrato. "Há softwares que armazenam os dados e documentos para admissão e administração dos contratos de trabalho", analisa Fabbri.
Solução criada pela Unico, o Unico People, por exemplo, simplifica rotinas do RH com agilidade e segurança. A ferramenta adotada por diversas empresas consegue, entre outras ações, admitir um colaborador em poucos minutos, pondo fim a etapas burocráticas e longas desse processo, além de atuar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Para Cibele Brunhara, diretora de produto da Unico, "o Unico People é uma resposta à dor do RH que durante esse período de alta demanda de contratação perdia muito tempo com as burocracias desse processo. Além de agilizar a admissão dos candidatos de forma totalmente digital e online, a ferramenta também oferece uma excelente experiência ao candidato, com mais segurança. O RH não precisa abrir mão do software que ele já usa hoje, nossa ferramenta funciona em conjunto com as outras e se torna mais um facilitador na gestão e no dia a dia."
Para os especialistas, segurança e redução de tempo e de burocracia são características desejáveis, principalmente, em contratações temporárias. "Através das ferramentas on-line, de maneira geral, as empresas conseguem gerar relatórios diversos, conduzir análises e cálculos com maior rapidez, e menor incidência de erros e riscos legais. Além disso, as informações podem ser acessadas de qualquer dispositivo com conexão à internet", comenta Fabbri.


A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Acesso Digital Tecnologia da Informação S.A.
Para ver esta notícia sem o delay contrate um dos produtos Broadcast e veja todos os conteúdos em tempo real.

MAIS NOTÍCIAS

Agência Unico
20/12/2023 12:10

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso