Agronegócios
21/06/2022 11:39

Suínos/ABPA: Canadá anuncia habilitação para exportação de duas plantas de Santa Catarina


Por Sandy Oliveira

São Paulo, 21/06/2022 - Duas unidades frigoríficas brasileiras receberam habilitação para exportar carne suína para o Canadá, informou em nota a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), nesta terça-feira. Assim como as três primeiras habilitações, divulgadas na última semana, as duas novas plantas estão localizadas no Estado de Santa Catarina. São unidades da Pamplona Alimentos, de Presidente Getúlio (SC), e da Cooperativa Central Aurora, de Joaçaba (SC). Com as novas habilitações, o País passa a contar com cinco unidades produtoras autorizadas a exportar carne suína para o mercado canadense.

Segundo a ABPA, embora seja o terceiro maior exportador global de carne suína (em 2021, o país exportou 1,5 milhão de toneladas), o Canadá também é um comprador relevante no mercado internacional. A informação foi repassada ontem (20) à entidade pelo Ministério da Agricultura. "Esperamos que o Canadá ganhe relevância nas exportações brasileiras de carne suína, aumentando a capilaridade dos embarques com produtos de bom valor agregado, como barriga e costela, em complementaridade à produção local. Há expectativa que as vendas contribuam para a redução da forte pressão interna sobre os produtores, que enfrentam custos de produção elevados", comenta o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

A abertura sanitária do mercado foi consolidada em março deste ano, após anos de negociações entre as autoridades dos dois países.

Contato: sandy.oliveira@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Siga nossas redes: