Agronegócios
18/01/2021 10:35

Safra 2020/21/AgRural: colheita de soja ainda é tímida; produtividade do milho cai no Sul do País


São Paulo, 18/01/2021 - A colheita da safra de soja 2020/21 ainda é tímida no Brasil, por causa do atraso no plantio. Até quinta-feira (15), apenas 0,4% da área cultivada no País estava colhida, em comparação com 1,8% um ano atrás, mostra levantamento da AgRural, divulgado hoje. Quem lidera os trabalhos é Santa Catarina, que tem área relativamente pequena e plantou algumas lavouras antes da data usual, seguida por Mato Grosso.

Conforme comunicado da AgRural, de um modo geral, as chuvas e as temperaturas têm favorecido o desenvolvimento da safra agora em janeiro. Mas há queixas de pouca umidade, por causa da irregularidade das precipitações, em pontos do Rio Grande do Sul, Maranhão, Tocantins, Bahia e norte e leste de Mato Grosso. "As previsões de chuva para a segunda quinzena de janeiro, contudo, é boa para a maioria dessas áreas", declara a consultoria.

Em dezembro, a AgRural estimou a produção de soja do Brasil em 131,7 milhões de toneladas. O número está sendo revisado nesta semana.

Milho - O levantamento da AgRural mostra, ainda, que a área cultivada com milho verão na temporada 2020/21 estava 3,4% colhida no Centro-Sul do Brasil até quinta-feira (14), ante 2,4% uma semana antes e 2,5% no mesmo período do ano passado. Os trabalhos continuam restritos ao Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e os primeiros relatos de produtividade confirmam a quebra de safra nos dois Estados.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2021 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos