Agronegócios
28/05/2021 08:19

Soja/Datagro: produtor tem resultado positivo em preço, lucratividade e rentabilidade no 1° quadrimestre


Por Leticia Pakulski

São Paulo, 28/05/2021 - Os sojicultores brasileiros obtiveram resultados positivos no primeiro quadrimestre deste ano, afirmou a Datagro, considerando preços médios, lucratividade e rentabilidade. Segundo a consultoria, as médias de preço em reais observadas no período estão acima dos resultados observados em igual momento de 2020. "Tomando como parâmetro cinco das principais bases de negociação do País, os preços estão de 87% a 94% superiores a igual momento do ano anterior nas cotações em reais", disse a consultoria, em nota.

Ainda de acordo com a Datagro, o fluxo de comercialização vem avançando de forma "gradativa" e "linear", com produtores aproveitando cada pico de preços. Conforme a Datagro, sojicultores tinham 72% da safra deste ano comercializada até 7 de maio, ante 81% em 2020 e 64% na média dos últimos cinco anos.

"Por conta dessa melhora geral nas cotações, o impacto favorável da variável preço nos próximos meses sobre a decisão dos produtores em seguir aumentando a área de soja deve ser tão decisivo quanto no ano anterior", disse o coordenador de grãos da Datagro, Flávio Roberto de França Junior, no comunicado. "A área de soja vai aumentar de novo, a questão é de quanto vai ser esse aumento."

Quanto à lucratividade bruta, que compara a receita obtida com o custo de produção, o setor registrou resultado positivo pelo 15º ano consecutivo, com melhoras ante o ano que passou e "sem chances de reversões até o final do ano". Já a rentabilidade fica acima do "excelente" desempenho de igual período de 2020 na maior parte dos Estados. "Guardar a soja para vender mais tarde foi uma boa opção entre janeiro e abril deste ano, quadro esse que começa a perder embalo a partir de maio", disse França Junior, na nota.

Contato: leticia.pakulski@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2021 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos