Agronegócios
18/01/2019 10:19

Peste suína/China: governo diz que doença está controlada


São Paulo, 18/01/2019 - O porta-voz do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China, Guang Defu, afirmou que o surto da peste suína africana (ASF, na sigla em inglês) que atinge o país está controlado e afastou o risco de disseminação generalizada da doença, neste momento. Segundo o Ministério, desde agosto do ano passado, quando os primeiros focos da febre foram identificados, todos os departamentos regionais do país se envolveram em esforços conjuntos de prevenção e controle da doença, obedecendo as decisões e medidas implementadas pelo governo central.

Em meio à críticas de organismos internacionais e de membros do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o porta-voz do governo chinês afirmou que todas as organizações internacionais e regionais, incluindo o Escritório Internacional de Epizootias (OIE, na sigla em inglês), foram notificadas da situação epidêmica do país. Defu disse que o Ministério sempre manteve um posicionamento "oportuno, aberto e transparente" para comunicar os novos focos da doença. Entidades internacionais se dizem preocupadas quanto à veracidade das informações divulgadas pelo governo chinês a respeito do nível da epidemia.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério, o país eliminou 916 mil suínos até 14 de janeiro e a epidemia foi detectada em 24 províncias. Ainda segundo o órgão, 77 áreas afetadas em 21 províncias já foram retiradas do bloqueio de controle. "A epidemia ocorreu em locais separados, em vez de se espalhar amplamente", destacou a agência. A China é o maior produto e consumidor de carne suína do mundo. O plantel do país é estimado em 400 milhões de leitões. (Isadora Duarte, isadora.duarte@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos