Agronegócios
11/02/2020 17:46

Santa Catarina lança campanha para proteger setor agropecuário de pragas e doenças


Por Tânia Rabello

São Paulo, 11/02/2020 - Santa Catarina anunciou hoje a criação de uma campanha de proteção e valorização do agronegócio, a fim de conscientizar a população sobre os riscos de entrada de pragas e doenças no Estado que podem ameaçar a saúde dos animais e das lavouras. Segundo nota da Secretaria de Agricultura divulgada nesta terça-feira, estão previstas ações nos principais aeroportos, rodoviárias, portos e pedágios, além do reforço na fiscalização das fronteiras catarinenses.

"A intenção é orientar a população sobre as regras para transportar animais, vegetais, sementes e mudas, além de produtos de origem animal e vegetal", diz a secretaria, na nota. A orientação geral é não trazer para dentro do Estado alimentos, sementes de mudas e plantas que possam portar qualquer tipo de doença. "Nós temos um rebanho de animais extremamente suscetível a várias doenças, além de uma produção vegetal livre de pragas. Não podemos deixar que nada coloque em risco nosso agronegócio", explica o secretário da Agricultura, Ricardo de Gouvêa.

O agronegócio é o principal setor da economia do Estado, com quase 70% de toda a exportação e mais de 30% do Produto Interno Bruto (PIB). Santa Catarina é o maior produtor nacional de suínos, maçã e cebola; segundo maior produtor de aves e arroz e quarto maior produtor de leite.

"A economia de Santa Catarina é fortemente influenciada pelo agronegócio e é muito importante que toda a sociedade se conscientize de que o nosso Estado tem uma condição diferenciada. A manutenção do status sanitário catarinense é de responsabilidade de todos", acrescentou o secretário adjunto de Agricultura, Ricardo Miotto.

Contato: tania.rabello@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos