Agronegócios
12/06/2018 17:58

Defensivos: Embrapa Meio Ambiente e FPA defendem modernização de legislação atual


São Paulo, 12/06/2018 - O chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente, Marcelo Morandi, e pesquisadores a instituição defenderam, em reunião realizada hoje com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a modernização da lei atual sobre defensivos agrícolas no País. Para os pesquisadores, conforme informou a FPA, em nota, o substitutivo do projeto de lei 3.200/2015, que versa sobre o assunto, pode acelerar o acesso a produtos mais seguros e eficientes que, pela legislação atual, levam cerca de seis a oito anos para serem aprovados e liberados para comercialização.

Segundo Morandi, a agricultura convencional e orgânica são complementares, e não contraditórias. O chefe da Embrapa afirmou que ambas as vertentes fazem parte de um conjunto que atende a toda a população, e que o uso de defensivos é uma das formas de manejo mais utilizadas nos plantios em larga escala. Ele ressaltou, porém, que é necessário garantir segurança não só para o consumidor, mas para o agricultor, "com formas corretas de manuseio e dosagens. Está faltando informação e orientação".

A presidente da FPA, deputada Tereza Cristina (DEM-MS), também salientou a necessidade de educar a população em relação ao assunto. Já o relator da comissão especial sobre defensivos agrícolas, deputado Luiz Nishimori (PR-PR), reiterou a importância do apoio técnico-científico da Embrapa para o processo de aperfeiçoamento da legislação atual.

"A proposta coloca o Brasil em um patamar mais tecnológico, com sistemas de registro mais informatizados e integrados, preservando a competência de cada órgão envolvido no processo", disse o deputado. (Alex Tajra, especial para a Agência Estado)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos