Agronegócios
09/10/2019 17:59

Aftosa/Paraná: Tereza Cristina assinará no dia 15 IN que suspende vacinação no Estado


Samuel Lima, especial para a Agência Estado

São Paulo, 09/10/2019 - Está marcada para 15 de outubro, em Curitiba (PR), a cerimônia de assinatura de Instrução Normativa (IN) que vai oficializar a antecipação, em dois anos, da suspensão da vacinação contra febre aftosa no Paraná. A própria ministra da Agricultura, Tereza Cristina, vai participar da cerimônia de assinatura da IN. A partir daí, ficam proibidos a comercialização, a distribuição e o uso da vacina contra febre aftosa no Estado, informa nota do Sistema Ocepar.

A antecipação da retirada da vacinação no Paraná era defendida pelo governo estadual e por diversos representantes da cadeia produtiva, como forma de agilizar a obtenção do reconhecimento de área livre de aftosa, sem vacinação, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Em março deste ano, o governo do Paraná divulgou estudo em que projeta praticamente dobrar as exportações de carne suína, de 107 mil toneladas para 200 mil toneladas por ano, a partir da evolução no status sanitário.

O cenário previsto considera a conquista de 2% do mercado potencial, liderado por Japão, Coreia do Sul, México e China - países que pagam mais pelo produto nessas condições e/ou impõe restrições aos locais que ainda vacinam seus rebanhos.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos