Agronegócios
04/12/2020 08:48

Carnes/Gacc: França suspende voluntariamente exportação de frango para China após casos de gripe aviária


Por Julliana Martins

São Paulo, 04/12/2020 - A França suspendeu de modo voluntário a exportação de produtos de carne de aves para a China, informou a Administração Geral de Alfândegas da China (GACC, na sigla em inglês), em comunicado divulgado nesta manhã. De acordo com a nota, a interrupção da comercialização ocorre em função do surto de gripe aviária que atinge o país europeu.

O primeiro foco da doença foi identificado pelos franceses no dia 16 de novembro, na região de Haute-Corse, conforme o Ministério da Agricultura francês. O vírus identificado foi o H5N8, considerado altamente patogênico pelos órgãos de saúde e semelhante ao que circula atualmente na Holanda. Com a detecção do surto, as autoridades implementaram um alerta de nível alto para evitar a propagação da gripe aviária. Na quarta-feira (2), o país informou ter encontrado dois outros focos ligados ao primeiro nas regiões de Yvelines e no sul da Córsega. O Ministério informou que todas as medidas sanitárias foram tomadas e a vigilância foi reforçada nesses locais.

O controle sanitário vem sendo um forte critério adotado pelos chineses para a manutenção das parcerias comerciais com vários países. Após uma onda de embargos temporários da China, algumas empresas vêm optando por embargar voluntariamente a comercialização para o país asiático. As autoridades francesas, portanto, decidiram antecipar essa paralisação nas exportações para a China, conforme o Gacc.

Contato: julliana.martins@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2021 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos