Agronegócios
23/10/2018 12:05

Basf/Emiliano Graziano: somente 10% do desperdício de alimentos ocorre na fazenda


São Paulo, 23/10/2018 - O desperdício de alimentos no mundo é um desafio que precisa ser combatido, mas apenas 10% do que não chega à mesa do consumidor se perde dentro das propriedades rurais, alertou o gerente de Sustentabilidade Corporativa da Basf, Emiliano Graziano. “Mais de US$ 1 trilhão em alimentos desperdiçados não chegam à mão do consumidor, mas só 10% do desperdício acontece na fazenda”, disse Graziano durante o 3º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, que ocorre hoje e amanhã em São Paulo. O montante é equivalente à produção agrícola em uma área do tamanho do território do México, segundo Graziano.

Para enfrentar o problema, um dos caminhos é o desenvolvimento de tecnologias que diminuam a quantidade de comida perdida ao longo da cadeia de produção e no transporte até os consumidores finais, de acordo com o executivo. Na produção agropecuária especificamente, Graziano chamou a atenção para os benefícios da adoção do sistema de Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF). “Os custos de produção são 54% menores neste sistema. Ter maior produtividade significa ter menos desperdício”, explicou.

Graziano lembrou que a Basf também tem investido em soluções que reduzam o desperdício de alimentos - por ano são mais de US$ 900 milhões em pesquisa e desenvolvimento, disse ele. Parte destes recursos é destinada ao programa de apoio a startups desenvolvido pela empresa, chamado AgroStart. “Nos últimos cinco anos, vimos um aumento de 70% no número de startups”, concluiu. (Clarice Couto - clarice.couto@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2021 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos