Economia & Mercados
08/10/2019 11:32

Google: pesquisar antes da compra é padrão para 79% dos consumidores online


Por Fabiana Holtz

São Paulo, 08/10/2019 - Com a intenção de mapear mudanças do comportamento do consumidor no varejo ante as facilidades das compras online, o Google encomendou um estudo sobre as novas experiências de consumo ao Float/Quantas, que constatou a demanda por hiperconveniência. Na etapa qualitativa do estudo foram formados nove grupos de discussão em São Paulo, além da participação de seis especialistas de varejo. Também foram entrevistados mais de dois mil internautas das classes A, B e C em todas as regiões do país.

O estudo aponta que 79% dos consumidores sempre pesquisam antes de comprar. E o ato de pesquisar, acrescenta a pesquisa, reduz um possível sentimento de culpa no caso de uma compra por impulso ou não planejada, para mais de 65% dos consumidores consultados.

Para alguns produtos a pesquisa começa antes da compra, para outros só na hora mesmo; 24% dos consumidores declaram continuar pesquisando mesmo após realizar a compra e 8 em cada 10 acreditam que pela internet não existe horário comercial. Aliado a isso, as buscas por "aberto agora" cresceram seis vezes nos últimos dois anos. Em especial as buscas por "farmácia 24h entrega a domicílio" cresceram duas vezes no último ano.

A baixa tolerância dos consumidores à fricção (ao incômodo) é outro sinal da 'hiperconveniência', acrescenta o estudo. Mais de 60% dos consumidores consultados afirmam preferir a compra online porque acreditam economizar em tempo, deslocamento, estacionamento e no próprio preço do produto.

No entanto, ao mesmo tempo, 7 em cada 10 concordam que o valor do frete é a maior razão de desistir de comprar online e 7 em cada 10 também concordam que a demora na entrega é a maior desvantagem nesse tipo de compra.

Outra conclusão do estudo, que segundo especialistas não pode ser ignorada, é que 6 em cada 10 consumidores ficam chateados quando perdem alguma promoção/oferta/desconto, mesmo sendo de algo que não estavam planejando comprar.

Contato: fabiana.holtz@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2021 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos