Economia & Mercados
23/09/2020 11:06

Embraer assina acordo com sindicato Nacional dos Aeronautas


Por Cristian Favaro

São Paulo, 23/09/2020 - A Embraer recebeu hoje do Sindicato Nacional Dos Aeronautas a aprovação do Acordo Coletivo (ACT) para a extensão dos benefícios aos tripulantes desligados. Os associados aceitaram a proposta em assembleia on-line realizada pela entidade sindical na última sexta-feira, dia 18.

O ACT assinado prevê que os aeronautas desligados poderão manter o plano de saúde, extensivo aos dependentes já cadastrados no plano, com o pagamento integral da mensalidade pela empresa, a partir da rescisão contratual até 30 de junho de 2021. O acordo também prevê pagamento do auxílio-alimentação no valor mensal de R$ 450 pelo mesmo período.

Este é o quarto Acordo Coletivo celebrado entre a Embraer e representantes sindicais de diversas categorias. O desafio, entretanto, está nas negociações com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos.

Ontem, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região propôs, em audiência de conciliação, o cancelamento de 502 demissões feitas pela Embraer e a adoção de lay-off (suspensão temporária do contrato) como forma de se preservar os empregos. O número de trabalhadores se refere àqueles representados pelos sindicatos dos metalúrgicos de São José dos Campos e Araraquara.

O sindicato subiu o tom contra a empresa após a Embraer anunciar, no início do mês, a demissão de mais de 900 trabalhadores. A fabricante alega que os cortes (cerca de 2,5 mil no total, considerando PDVs) vieram por causa da pandemia e do fracasso do acordo com a Boeing.

O TRT deu prazo de uma semana para as partes avaliarem o assunto e marcou nova audiência para o dia 29.

Contato: cristian.favaro@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2021 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos