Economia & Mercados
22/02/2021 16:39

Aço Brasil/Lopes: não existe problema de abastecimento pelas usinas


Por Wagner Gomes

São Paulo, 22/02/2021 - O presidente do Instituto Aço Brasil, Marco Polo Lopes, voltou a dizer hoje que os problemas de abastecimento apontados na imprensa por alguns segmentos de consumo estão localizados no segmento da distribuição do aço e não nas usinas produtoras. Em coletiva à imprensa para comentar os dados de janeiro, ele explicou que as usinas estão batendo recordes de produção e que a falta do aço, se houver, pode ter origem na distribuição.

"A produção e as vendas cresceram a partir de maio de 2020. Houve gritaria de falta de produto e um fenômeno novo, a questão de estoques. Os 'CEOs' das empresas disseram que tiveram como prioridade proteger o caixa. Assim, eles desovaram os estoques para diminuir os custos. Quando começou o processo de recuperação das vendas houve demanda adicional para a reposição de estoques. Mas hoje as usinas estão batendo os recordes e se existe grau de desajustamento é na área da distribuição", afirmou.

Na semana passada, o presidente executivo da Abimaq, José Velloso, disse na imprensa que o setor de máquinas e equipamentos, passa pelo pior momento de desabastecimento de aço. Os setores de veículos e produtos de metal estariam relatando problemas na produção por conta da falta do insumo.

Contato: wagner.gomes@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2021 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos