Economia & Mercados
25/05/2023 12:20

XP e Visa testarão tokenização e gerenciamento de depósitos em piloto do Real Digital


A parceria entre a XP e a Visa que foi selecionada para o piloto do Real Digital pelo Banco Central tem foco na tokenização da moeda, ou seja, na criação de chaves eletrônicas que registram os dados de uma transação. Além disso, também testará o gerenciamento dos depósitos bancários e ativos financeiros que as empresas da XP intermedeiam, emitem ou distribuem, de acordo com nota das duas companhias.

Nesta fase, o foco será na segurança e na privacidade das transações. No futuro, haverá a possibilidade de que os sistemas bancários nacionais e internacionais conversem entre si, a chamada interoperabilidade.

"Participar do projeto piloto do Real Digital é fundamental para nós, pois precisamos nos preparar para um futuro próximo e contribuir com inovações que transformem a vida das pessoas", diz o diretor de Produtos Financeiros da XP, Lucas Rabechini. "Entendemos que o Real Digital já é uma realidade e possui muito potencial, se bem desenvolvido."

O vice-presidente de Novos Negócios da Visa, Eduardo Abreu, celebra a aprovação da parceria pelo BC para o piloto. "Isso nos mostra que a Visa está no caminho certo contribuindo para democratização do acesso às novas tecnologias por meio da moeda digital oficial do Brasil, sendo um parceiro fundamental na concretização e na construção da digitalização do sistema financeiro do País."

Ao todo, foram selecionadas 14 propostas, incluindo grandes bancos, empresas de pagamentos e de tecnologia, entre outros.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso