Economia & Mercados
08/04/2021 08:40

MRV/Rubens Menin: governo prometeu disciplina fiscal em jantar com empresários


São Paulo, 07/04/2021 - O presidente Jair Bolsonaro e sua equipe de ministros usaram o jantar com empresários esta noite, na cidade de São Paulo, para selar o compromisso do governo com a disciplina das contas públicas e a vacinação em massa contra a covid-19.

"A mensagem foi que a disciplina fiscal será mantida", contou Rubens Menin, controlador de MRV, Banco Inter e CNN. "Foi uma conversa boa, eu gostei, me deu tranquilidade", afirmou em entrevista ao Broadcast após participar do encontro.

Menin relatou que o clima entre os empresários é de otimismo diante da perspectiva de recuperação da economia brasileira depois que a crise sanitária perder força. Por sua vez, os executivos também aproveitaram a ocasião para pedir ao governo continuidade na agenda de reformas.

Durante o encontro, os membros também afirmaram que estão comprometidos com a vacinação em massa contra covid-19. A fala foi endossada até mesmo por Bolsonaro, numa mudança de discurso após reiteradas falas questionando a eficácia dos imunizantes disponíveis no mercado.

Segundo Menin, questionamentos sobre o viés ideológico do presidente e suas ações abruptas - que foram sentidas, por exemplo, pela direção das estatais Petrobras e Banco do Brasil - ficaram de fora da pauta da noite. "Foi uma conversa de alinhamento, não de confusão"

Menin disse ainda que não houve um aprofundamento das discussões sobre a possibilidade de as empresas comprarem vacinas e reservarem uma parte para aplicar em seus próprios funcionários em vez de doarem 100% dos imunizantes ao SUS, como está previsto por lei hoje. Esse tema não é uma unanimidade entre os empresários, ponderou. "Esse assunto está dividido", comentou. Parte dos empresários acredita que o Estado deve ter realizar a sua campanha de vacinação primeiro para que não haja conflito nas tentativas de compra e aplicação das doses, explicou.

Contato: circe.bonatelli@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2021 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos