O vice-presidente executivo Financeiro e de Relações com Investidores da Embraer, José Antonio Filippo, disse, nesta quarta-feira, que a produção das 20 aeronaves Super Tucanos nos Estados Unidos começará assim que for confirmado o resultado da licitação do programa de apoio aéreo leve (LAS, nas iniciais em inglês) vencida pela empresa. "A produção começa tão logo tenhamos a confirmação do processo", disse o executivo durante teleconferência.
As aeronaves serão produzidas em Jacksonville, na Flórida. O executivo informou que os investimentos já estão sendo feitos porque a Embraer se preparou antes mesmo de divulgado o resultado oficial do processo. "Já tínhamos nos preparado antes do anúncio para começar imediatamente o início das ações. Estamos começando os investimentos no processo industrial e de controle de apoio."
Segundo o executivo, a companhia já recebeu as 39 aeronaves que pertenciam à AMR, controladora da American Airlines e da America Eagle, dentro do acordo feito entre as companhias, depois que a norte-americana entrou com pedido de concordata. "As aeronaves já foram recebidas e estão sob gestão da companhia", disse.
Segundo ele, a destinação dessas aeronaves dependerá das oportunidades de mercado e da condição dos aviões. "Tem parte que vai ser comercializada, tem parte que vai ser utilizada em operações de leasing", disse.
Questionado sobre se essa operação poderia alterar o provisionamento feito pela Embraer no valor de US$ 360 milhões, por causa da concordata da AMR, no quarto trimestre de 2011, Filippo disse que por ora os valores permanecem os mesmos.