Economia & Mercados
04/12/2017 11:20

Fazenda/Mansueto: Brasil tem carga tributária que é 10 pp acima da média da América Latina


Rio, 04/12/2017 - O Brasil tem uma carga tributária excessivamente elevada, cerca de 10 pontos porcentuais superior à média da carga dos países da América Latina, afirmou há pouco o secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Mansueto de Almeida Junior.

Por isso, a equipe econômica optou por um ajuste fiscal gradual, segundo o secretário. "Não seria sábio fazer um ajuste fiscal pelo lado da arrecadação", afirmou Mansueto, em palestra durante o seminário Reavaliação do Risco Brasil, promovido pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O secretário lembrou que foi isso que foi feito nos ajustes dos anos 1990. "Dado nosso nível de desenvolvimento, a carga é elevada."

Segundo o secretário, vai levar "alguns anos" para o governo sair de um déficit primário para um superávit primário. Nas estimativas do Ministério da Fazenda, isso ocorrerá apenas a partir de 2021. "Já temos uma dívida pública excessivamente elevada", afirmou Mansueto. (Daniela Amorim - daniela.amorim@estadao.com; Denise Luna - denise.luna@estadao.com; Vinicius Neder - vinicius.neder@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos