Economia & Mercados
26/07/2021 11:13

CBIC eleva projeção de crescimento do PIB da construção de 2,5% para 4% em 2021


Por Circe Bonatelli

São Paulo, 26/07/2021 - A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) do setor em 2021 vai subir 4%. Se confirmado, o resultado será o maior desde 2013, quando aumentou 4,5%.

A CBIC iniciou o ano com previsão de alta de 4% para o PIB setorial, mas acabou baixando esse dado para 2,5% em abril, após as paralisações provocadas pela pandemia e o aumento das incertezas sobre os rumos da economia.

A retomada agora da projeção de alta de 4% para o PIB setorial está baseada nas sinalizações de um nível satisfatório de recuperação da economia brasileira, explicou a economista da CBIC, Ieda Vasconcelos.

Ela também disse que os juros ainda baixos dos financiamentos imobiliários tem ajudado a sustentar os lançamentos e vendas de imóveis, bem como as vendas de materiais de construção para o varejo.

"O incremento do financiamento imobiliário, as taxas de juros ainda em baixo patamar, a melhora do ambiente econômico, a demanda consistente, mesmo diante da pandemia e a continuidade de pequenas obras e reformas são algumas das razões que ajudam a justificar a projeção atual", explicou Vasconcelos.

A economista ponderou, entretanto, que a melhora do PIB da construção não significa um forte crescimento. De 2014 a 2020, o setor acumula queda de 33,34% nas atividades.

Contato: circe.bonatelli@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2021 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos