Economia & Mercados
07/12/2023 16:29

Safra: aprovação do PL da privatização da Sabesp é passo importante do processo


Por Beth Moreira

São Paulo, 07/12/2023 - O Safra considerou positiva aprovação do projeto de lei que autoriza a privatização da Sabesp na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), uma vez que representa mais um passo importante do processo. O banco lembra, no entanto, que o mercado parcialmente esperava a aprovação, uma vez que o preço da ação reagiu positivamente após as Comissões aprovarem a proposta e a votação ser agendada na Alesp.

Em relatório, os analistas Daniel Travitzky, Carolina Carneiro e Mario Wobeto destacam os próximos passos: após assinatura da lei e publicação no diário oficial, acreditamos que o governo de São Paulo fornecerá detalhes sobre os novos contratos com municípios.

"As discussões com prefeitos devem incluir pontos relacionados a investimentos e estrutura de tarifas, inclusive a proposta de redução planejada pelo governo de São Paulo", afirmam.

Eles observam que o processo prevê ainda a contratação de bancos, estabelecimento do modelo e aprovação pelo Tribunal de Contas do Estado.

Entre riscos potenciais, os analistas do Safra citam a possibilidade de que os partidos de oposição continuem tentando reverter o processo através de medidas legais. "O prazo para privatização é muito apertado, devido as eleições municipais de 2024. No entanto, considerando o processo da Eletrobras, acreditamos que será muito difícil uma reversão do processo de privatização da Sabesp", afirmam.

O Safra calcula que a ação da Sabesp é negociada com múltiplo de 0,8 vez o EV/RAB previsto para 2024, ainda abaixo do piso de 1 vez que acreditam ser justo. "Se a empresa for privatizada, com maior eficiência e melhor framework, acreditamos que o múltiplo pode ficar acima daqueles do setor elétrico (1,5 vez EV/RAB). Este bull case cenário implicaria em um preço-alvo de R$ 141,30", calculam.

O Safra tem recomendação outperform (equivalente a compra) para as ações da Sabesp, com preço-alvo de R$ 80,20, o que representa um potencial de valorização de 16% sobre o último fechamento da ação.

Contato: beth.moreira@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso