Economia & Mercados
12/01/2018 20:44

EUA: Trump mantém acordo nuclear do Irã, mas aplica novas sanções ao país


São Paulo, 12/01/2018 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manteve o acordo nuclear com o Irã, que deve permanecer intacto por mais alguns meses, mas aplicou novas sanções que, de acordo com a Casa Branca, não têm relação com a questão nuclear e pune autoridades iranianas por abusos contra os direitos humanos.

Autoridades do governo americano alertaram que essa é a última vez que Trump certifica o acordo nuclear firmado entre o Irã e potências ocidentais em 2015, a menos que os termos do pacto sejam alterados.

Os EUA devem trabalhar ao lado de autoridades europeias para estabelecer novos termos para o acordo - que liberou a exportação do petróleo pelo Irã - em troca de garantias de que o país não está desenvolvendo tecnologia nuclear para fins bélicos.

As sanções aplicadas hoje afetarão empresas, instituições do governo e indivíduos. O governo americano ainda disse que redes chinesas acusadas de ajudar os iranianos a comprarem armas também serão afetadas.

Nos últimos meses, o governo Trump tem mirado em indivíduos e entidades iranianas supostamente ligadas ao grupo Hezbollah, aliado de Teerã. O Hezbollah vem sendo acusado de causar instabilidade no Oriente Médio em meio às guerras e ao extremismo na região. (Matheus Maderal, com informações da Dow Jones Newswires - matheus.maderal@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos