Política
13/05/2022 08:55

Papo com Editor: Marco das Garantias deve ser votado em junho, diz Joaquim Passarinho (PL-PA)


Por Iander Porcella e Gustavo Porto

Brasília, 12/05/2022 - O deputado federal Joaquim Passarinho (PL-PA), coordenador da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE) na Câmara, afirmou, em entrevista ao Papo com Editor, do Broadcast Político, que o projeto de lei do Marco das Garantias deve ser votado na Casa na primeira semana junho e ainda no próximo mês no Senado. O presidente Arthur Lira (PP-AL), segundo ele, pediu o relatório final da proposta até o fim deste mês.


"Você vai jogar uma abertura de mercado muito grande na área de crédito", disse o parlamentar. "Nós temos que fazer uma normatização para essas empresas que vão fazer isso, essa engrenagem", emendou. O projeto, de autoria do Executivo, foi desenhado pelo agora novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, que integrou a equipe econômica do ministro Paulo Guedes.

A proposta permite, por exemplo, o uso de um imóvel como garantia em diferentes operações de financiamento, o que não é possível atualmente. De acordo com Passarinho, Sachsida disse que o Banco Central quer fazer a fiscalização dessas operações. Já a operacionalização deverá ficar a cargo das Instituições Gestoras de Garantias (IGGs) previstas na proposta.

O coordenador da FPE na Câmara voltou a defender a desoneração permanente da folha de pagamento para todos os setores da economia. Ele disse que a volta da CPMF está enterrada no Congresso, mas que uma alternativa de compensação fiscal seria ampliar a incidência do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Passarinho ainda defendeu o corte no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que foi judicializado pela bancada do Amazonas no Congresso, que viu prejuízo na medida para a competitividade da Zona Franca de Manaus. "Eu acho que Manaus está perdendo o timing. Nós estamos com quase 50 anos de Zona Franca e as pessoas têm que entender que isso é sazonal, foi um período. O Amazonas tem que começar a procurar um outro rumo", afirmou.

Contatos: iander.porcella@estadao.com e gustavo.porto@estadao.com

O vídeo da entrevista com Joaquim Passarinho está disponível para assinantes do terminal broadcast+ na Broadcast TV, em Comentário Político, e no Broadcast Político.

Para saber mais sobre o Broadcast Político, entre em contato com comercial.ae@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

MAIS NOTÍCIAS

Política
12/05/2022 12:39
Maílson: Privatização/Petrobras colocará contra governo a esquerda, parte/direita e militares
Política
12/05/2022 12:39
Maílson: Bolsonaro só está sendo a favor da privatização por questão eleitoral, não racional
Política
12/05/2022 12:39
Maílson: Congresso reflete sociedade, que não aprova privatização
Política
12/05/2022 12:38
Maílson: Privatização de empresa desse porte não acontece em menos de 3 anos

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Siga nossas redes: