Política
04/08/2022 14:53

Eleições 2022/Pesquisa Ipespe: Capitão Wagner lidera disputa no CE; candidato do PT larga em 3º


Por Bruno Luiz

Salvador, 04/08/2022 - Pesquisa Ipespe encomendada pelo jornal O Povo divulgada hoje aponta que o deputado federal Capitão Wagner (União Brasil) lidera a disputa pelo governo do Ceará com 38% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT), que tem 28%, seguido pelo petista Elmano Freitas (PT), com 13%.

Na sequência, vem Zé Batista (PSTU), que soma 1%. Então candidata do PSOL, Adelita Monteiro constava entre os nomes apresentados durante a realização do levantamento, mas anunciou a retirada da candidatura na última quarta-feira, 3, após anunciar apoio ao PT. Serley Leal (UP) não chegou a atingir 1%, enquanto Chico Malta (PCB) não foi citado como opção de voto pelos entrevistados. Brancos, nulos ou nenhum somam 11%. Não sabe ou não respondeu, 8%.

A pesquisa é a primeira a mostrar o cenário eleitoral no Ceará, após o rompimento da aliança entre pedetistas e petistas. Inconformado com o fato de a governadora Izolda Cela (PDT) não ter sido escolhida para disputar a reeleição pelo PDT, o PT lançou a candidatura do deputado estadual Elmano Freitas ao governo, com apoio do ex-
presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Senado

O levantamento também mostrou que o ex-governador Camilo Santana (PT) lidera com larga vantagem a corrida pelo Senado. Ele aparece com 68% dos votos no cenário em que o principal adversário é o vereador de Fortaleza Inspetor Alberto (PL), que tem 5%. Brancos, nulos ou nenhum somam 14%. Não souberam ou não responderam, 9%.

Em outro cenário, Camilo tem 66% contra 4% do ex-deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PL). Brancos, nulos ou nenhum chegam a 14%.

A pesquisa tem margem de erro de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,5%. O levantamento ouviu 1 mil pessoas por telefone, entre os dias 30 de julho a 2 de agosto, em todas as regiões do Ceará. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os números BR-03845/2022 e CE-
01693/2022.

Contato: brunol.santos@estadao.com

Para saber mais sobre o Broadcast Político, entre em contato com comercial.ae@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Siga nossas redes: