Política
09/07/2020 20:07

Bolsonaro: Espero amanhã colocar ponto final na questão do ministro da Educação


Por Gregory Prudenciano, Pedro Caramuru e Daniel Galvão

São Paulo, 09/07/2020 - O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira, 9, que vai anunciar amanhã o nome do novo ministro da Educação. Bolsonaro disse que já conversou pessoalmente com "cinco ou seis pessoas" e que quer alguém no Ministério da Educação (MEC) capaz de promover diálogo "com todas as esferas da Educação". As falas do presidente aconteceram em transmissão de vídeo nas redes sociais.

"Espero amanhã botar um ponto final na questão da Educação, um grande problema. Tem muita gente boa, mas por outro lado muita gente quando vê o tamanho do problema que é ser ministro da Educação, a pessoa recua, às vezes até pela idade, sabe que é uma luta bastante grande", explicou Bolsonaro, para quem é necessário "começar a mudar a Educação no Brasil porque o que foi feito até agora, até o começo do nosso mandato, não deu certo".

Bolsonaro disse que está à procura de um novo ministro que "promova diálogo com todas as esferas da Educação, uma pessoa conciliadora" e que já fez análise de vários currículos de indicados ao cargo, além de ter conversado pessoalmente com "cinco ou seis deles". O presidente da República reconheceu estar sob pressão de diferentes setores influentes no governo, apesar de não nomeá-los, mas afirmou que não vai nomear "as pessoas por indicação, por pressão". "É um ministério bastante importante, tem um simbolismo todo especial e se Deus quiser a gente vai acertar com o nome que devemos indicar amanhã", declarou Bolsonaro.

Oficialmente, o MEC está sem ministro desde a demissão de Abraham Weintraub, anunciada no dia 18 de junho. Dias depois, Bolsonaro nomeou o professor e economista Carlos Alberto Decotelli para o cargo, mas o novo ministro não chegou a tomar posse e pediu demissão cinco dias após ser nomeado, depois que inconsistências em seu currículo vieram à tona.

Contato: gregory.prudenciano@estadao.com, pedro.caramuru@estadao.com e daniel.galvao@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos