Por Caio Spechoto e Sofia Aguiar
Brasília, 20/11/2023 - A conversa por telefone do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, sobre o acordo comercial em negociação entre Mercosul e União Europeia terminou com os dois concordando em falar pessoalmente durante a Conferência do Clima, em Dubai, no começo de dezembro. As informações estão em nota distribuída a imprensa pelo Palácio do Planalto.
Os dois conversaram por telefone por cerca de meia hora nesta segunda, 20, de acordo com o comunicado. O acordo Mercosul União Europeia ficou mais difícil depois da eleição de Javier Milei para presidente da Argentina. Milei já deu declarações contra o Mercosul. Como mostrou mais cedo o Broadcast Político a avaliação do Planalto é que o presidente eleito da Argentina deverá enfraquecer a integração regional.
Lula tem feito diversos movimentos para tentar fechar o acordo com os europeus o mais rápido possível. No início do mês, por exemplo, conversou por telefone com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez. Filiado ao Psoe, partido da esquerda espanhola, Sánchez tem boa relação com o presidente brasileiro e ocupa a presidência rotativa da União Europeia. O governo brasileiro está na presidência do Mercosul até 7 de dezembro.
Contato: caio.spechoto@estadao.com; sofia.aguiar@estadao.com