Política
26/11/2021 13:36

Exclusivo: projeto de resolução mantém emendas de relator sem limite de valor


Por Daniel Weterman e Breno Pires

Brasília, 25/11/2021 - O projeto de resolução do Congresso Nacional para regulamentar o orçamento secreto mantém as emendas de relator sem limite no Orçamento da União. O conteúdo contraria uma sugestão do relator da proposta, senador Marcelo Castro (MDB-PI), que era colocar um teto nas verbas carimbadas como RP9.

De acordo com o conteúdo do projeto, ao qual o Broadcast Político teve acesso, o relator poderá apresentar emendas para acrescentar verbas no Orçamento conforme limites que serão estabelecidos no parecer preliminar.

Isso significa que o teto terá de ser dado todos os anos no relatório preliminar, que faz parte da tramitação formal da peça orçamentária para demonstrar qual é o espaço para as emendas parlamentares.

Na prática, isso já é feito. Nos anos de 2020 e 2021, os relatores abriram espaço para as emendas RP9 no parecer preliminar listando uma série de ações que poderiam receber verbas do Orçamento da União.

Mais cedo, em entrevista ao Papo com o Editor, do Broadcast Político, o senador Marcelo Castro propôs um limite, que poderia ser atrelado à Receita Corrente Líquida (RCL), mas isso não entrou no texto. O conteúdo poderá ser alterado até a votação, marcada para amanhã.

De acordo com a proposta, as indicações e as solicitações dos padrinhos das emendas de relator no futuro deverão ser publicadas na internet pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) e encaminhadas ao Poder Executivo. Conforme o Estadão revelou, uma série de verbas foram indicadas dessa forma em 2020 por meio de ofícios secretos aos ministérios do governo.

Contato: daniel.weterman@estadao.com; breno.pires@estadao.com

Para saber mais sobre o Broadcast Político, entre em contato com comercial.ae@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos