Política
23/06/2022 16:51

Eleições 2022: MDB reafirma pré-candidatura no RS e dificulta apoio de PSDB a Simone Tebet


Por Giordanna Neves e Ramiro Brites, especial ao Broadcast Político

São Paulo, 23/06/2022 - O MDB do Rio Grande do Sul ratificou hoje, 23, a intenção de lançar nome próprio na disputa pelo governo estadual, com o deputado estadual Gabriel Souza na cabeça de chapa. O movimento coloca em xeque o apoio do PSDB à pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS) ao Palácio do Planalto. As duas siglas e o Cidadania fecharam uma coalizão no plano nacional em apoio à Tebet, mas os tucanos cobram reciprocidade no pleito gaúcho.

Ao abrir mão de ter candidatura própria na disputa presidencial pela primeira vez na história do partido, o PSDB esperava contar com o apoio dos emedebistas ao ex-governador Eduardo Leite (PSDB), pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul. Em entrevista ao Globo, divulgada hoje, Leite reforçou que, sem a aliança com o MDB no Estado, a sigla vai rediscutir apoio a Tebet.

"Não se trata apenas de uma contrapartida por um apoio político. Trata-se de uma demonstração clara de um entendimento num projeto nacional. O PSDB está apresentando isso ao abrir mão (de uma candidatura própria). Se o parceiro no projeto não demonstra o mesmo sentimento, a relação precisa ser discutida", disse Leite ao jornal.

Nesta quinta-feira, o PSDB gaúcho formalizou convite para concretizar a união com o MDB em torno do ex-governador. Em resposta, os emedebistas reafirmaram o desejo de ter candidatura própria na corrida pelo Palácio Piratini, sede do Executivo estadual.

"O MDB tem candidato, tem história, representatividade e militância. Seremos fiéis a esse conjunto de fatores, mas seguiremos conversando e construindo coletivamente", destacou o presidente estadual, Fábio Branco, em encontro realizado hoje.

Procurado, o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, disse ao Broadcast Político estar confiante que as siglas vão se inspirar no gesto das lideranças nacionais e se unir também no Estado. "É nosso dever apresentar uma alternativa à polarização e garantir que o atual ciclo de transformações vividas no Estado tenha continuidade, sempre a favor do povo gaúcho", emendou.

O primeiro debate com pré-candidatos ao governo do Rio Grande do Sul ocorre hoje às 19h, em Santiago, no interior do Estado. Gabriel Souza (MDB) e Eduardo Leite (PSDB) foram convidados para participar do evento.

Contato: giordanna.neves@estadao.com; ramiro.brites@estadao.com

Para saber mais sobre o Broadcast Político, entre em contato com comercial.ae@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Siga nossas redes: