Política
12/01/2022 17:22

Governo de São Paulo determina 70% de público em estádios


Por João Ker, Luiz Henrique Gomes e Marco Antônio Carvalho

São Paulo, 12/01/2022 - O governo de São Paulo determinou nesta quarta-feira, 12, a redução de 30% na capacidade de público nas partidas de futebol do Campeonato Paulista. A medida é compulsória e começará a valer no dia 23 de janeiro, data de início do Campeonato Paulista, mas não engloba o público da Copa São Paulo, que está em andamento.

A determinação ocorre após a alta de 58% no número de pessoas internadas em UTI por síndromes respiratórias nas duas últimas semanas, cenário decorrente do avanço da variante Ômicron do novo coronavírus e da gripe.

Para eventos públicos e privados, como shows, festas, atividades esportivas e outras atividades que gerem aglomeração, houve apenas a recomendação de redução em 30% às prefeituras. O governador João Doria (PSDB) disse que os municípios podem adaptar as medidas de acordo com o cenário epidemiológico observado em cada região.

João Gabbardo, coordenador executivo do Comitê Científico de Combate à Covid-19 do governo de São Paulo, também afirmou que os municípios poderão adotar restrições mais duras do que os 30% de redução de público. "Os municípios têm situações diferentes e enfrentam realidades diferentes. (Podem) legislar de acordo com sua situação epidemiológica. (30%) é a régua mínima", explicou.

Gabbardo não descartou elevar esse patamar recomendado nas próximas semanas. "Trabalhamos em cima da realidade do momento. O acréscimo de internações é bastante significativo, mas esse número ainda sai de uma base muito baixa. Se compararmos as internações em UTI em relação à nossa capacidade, significa 13% de todos os leitos. As recomendações têm que ser proporcionais à que estamos vivendo. É definitivo? Não. Vamos examinar a realidade e os números (a cada semana)", acrescentou, quando questionado sobre o porquê de a medida não ser obrigatória.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Siga nossas redes: