Política
28/09/2018 17:09

Barroso: Convocação de Assembleia Constituinte seria desestabilizadora, sobretudo neste momento


São Paulo, 28/09/2019 - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso afirmou que a convocação de uma Assembleia Constituinte na atual fase turbulenta do Brasil seria prejudicial para a democracia. “Sou contra a convocação de uma Assembleia Constituinte, que seria desestabilizadora. Sobretudo no momento político que atravessamos nesse momento”, disse, nesta sexta-feira, 28, durante palestra no 18º Conec, evento do setor de seguros, em São Paulo (SP). O evento foi organizado pelo Sindicato dos Corretores de Seguro no Estado de São Paulo (Sincor-SP).

Barroso não citou o caso explicitamente, mas nas últimas semanas o tema de mudança na Constituição veio à tona, mas em forte polêmica. O vice na chapa de Jair Bolsonaro (PSL) na corrida presidencial, General Mourão, defendeu uma nova Constituição, mas sem uma Constituinte. Mourão foi duramente criticado pela fala.

O ministro destacou que o País atravessa um “momento de refundação da República. Momento que a sociedade tomou consciência que estamos aquém do nosso destino”. Barroso, entretanto, mostrou-se otimista com o futuro do Brasil, sobretudo após todas as turbulências que o País atravessou neste período democrático. “Em uma geração, derrotamos a ditadura, a hiperinflação e obtivemos vitórias importantes sobre a pobreza extrema”, argumentou.

O ministro criticou duramente a ditadura. “Só quem não viveu sobre a sombra de uma ditadura não reconhece a luz que é viver em um regime democrático”. Citou também os casos de corrupção e parabenizou o fato de o Brasil ter deixado de “varrer a sujeira para debaixo do tapete”, em referência às investigações da Justiça. (Cristian Favaro, cristian.favaro@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos