Política
04/08/2022 16:40

Câmara aprova urgência de PL que regula redução do PIS/Cofins a produtores de biocombustível


Por Izael Pereira

Brasília, 04/08/2022 - A Câmara aprovou nesta quinta-feira (4) um requerimento de urgência para votação do projeto de lei (PL) que cria o Selo Biocombustível Socioambiental, concedido aos produtores que adquirem matérias-primas da agricultura familiar e promovem o uso sustentável do meio ambiente.

De acordo com o texto, o objetivo do PL é regular a atividade para o produtor ter acesso à redução das alíquotas da contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins, previstas na lei que trata do registro especial de produtor ou importador de biodiesel. Com a aprovação da urgência, a proposta poderá ser analisada pelo plenário sem passar pelas comissões da Casa.

De autoria da deputada Dra. Soraya Manato (PTB-ES), membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o projeto garante ainda o recebimento do selo de comercialização do biocombustível ao produtor em condições específicas, a serem definidas pelo Poder Executivo.

Dra. Soraya Manato defende que a certificação seja transformada em lei, tornando o selo uma política pública. “Sedimentar essa política gera segurança de investimento do setor privado em novas oleaginosas. Como consequência, o País terá uma ampliação da oferta de tipos de óleos, hoje ainda restritos à soja”, disse.

Para evitar descontinuidade na política atual, o PL convalida os selos concedidos às empresas produtoras de biocombustíveis até a transformação do projeto em lei.

Segundo a deputada, a proposta também prevê a constituição de uma câmara técnica setorial, de caráter consultivo, composta por representantes do governo federal, das organizações de agricultores familiares e da indústria produtora de biocombustíveis, para auxiliar e avaliar a concessão do selo.

O texto também altera a lei que instituiu a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio) para compatibilizá-la com as regras do Selo Biocombustível Socioambiental.

Contato: izael.silva@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Siga nossas redes: