Política
08/02/2019 09:40

Vale confirma evacuação da área de mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG)


São Paulo, 08/02/2019 - A Vale confirmou há pouco que a Agência Nacional de Mineração (ANM) determinou a evacuação de área à jusante da barragem Sul Superior da Mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG). Segundo a empresa, a decisão foi tomada pela agência após a mineradora ter dado início ao nível 1 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM).

A empresa afirma ainda que está trazendo consultores internacionais para fazer nova avaliação da situação da barragem no próximo domingo, dia 10, e que as inspeções estão sendo intensificadas e que será implantado equipamento com capacidade de detectar movimentações milimétricas na estrutura.

Em fato relevante, a empresa destaca que a decisão é preventiva e aconteceu após a empresa de consultoria Walm negar a declaração de condição de estabilidade da estrutura. A produção de minério de ferro na mina de Gongo Soco, acrescenta a Vale, foi paralisada em abril de 2016.

A medida, iniciada na madrugada de hoje, deve abranger cerca de 500 pessoas nas comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras, em Barão de Cocais.

A barragem Sul Superior é uma das dez barragens a montante inativas remanescentes da mineradora, e faz parte do plano de aceleração de descomissionamento anunciado em 29 de janeiro.(Fabiana Holtz - fabiana.holtz@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos