Política
21/05/2020 16:52

Update coronavírus: Brasil é o país com mais novos casos de covid-19 por milhão de habitantes


Por Gregory Prudenciano

São Paulo, 21/05/2020 - O Brasil tornou-se nos últimos dias o país com mais novos casos de covid-19 por milhão de habitantes (pmh). De acordo com cruzamento de dados da plataforma Our World in Data, ligada à Universidade de Oxford, desde ontem, 20, o Brasil passou a liderar o ranking que considera a confirmação de casos em um período de 24 horas e os dilui por milhão de habitantes, o que permite uma comparação de como a covid-19 está afetando países de populações distintas.

Na terça-feira, 19, quando o Ministério da Saúde confirmou mais 17.408 casos de covid-19 no Brasil, o país estava em segundo lugar no ranking diário por milhão de habitantes, com 61,82. Os Estados Unidos lideraram com 65,98 contaminações pmh. Ontem, no entanto, o Brasil passou a liderar a lista, com 81,90 casos pmh, enquanto os Estados Unidos passaram a 60,33 casos pmh. Às 16h15 desta quinta-feira a plataforma continuava pondo o Brasil na liderança, com 93,86 novos casos pmh, enquanto o índice dos EUA passou para 70,35 casos pmh.

O Brasil de descolou de outras nações bastante afetadas pela covid-19 e que continuam tendo mais casos pmh considerando a somatória desde o começo da pandemia; enquanto Espanha, Itália, França, Canadá e Alemanha têm conseguido controlar as novas infecções, os casos diários no País batem recordes quase que diariamente. A maior marca até o momento aconteceu também ontem, com quase 20 mil novas infecções identificadas.

Nas duas últimas semanas, em números absolutos, o Brasil saltou da sétima para a terceira posição entre as nações com mais casos de covid-19. No momento, considerando dados coletados pela Universidade Johns Hopkins, temos 291,5 mil casos confirmados. À frente do Brasil estão Rússia (317,5 mil casos) e Estados Unidos (1,56 milhão de casos). Ainda de acordo com a instituição americana, 329,8 mil pessoas morreram em todo o mundo em decorrência da covid-19, sendo 18.859 no Brasil.

Um estudo conduzido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) mostrou que o Estado do Amazonas é a unidade federativa com maior concentração de casos e de óbitos por covid-19, medindo por 100 mil habitantes. Em números totais, apesar do crescimento nacional dos casos entre 11 e 18 de maio ter sido de 51,2%, alguns Estados viram os casos de covid-19 praticamente dobrar. Foi o caso do Tocantins (alta de 100%), Sergipe ( alta de 98,1%), Pará (alta de 94,8%) e Paraíba (alta de 89,5%). No Tocantins, além do maior aumento de casos, foi registrado também o maior crescimento no total de mortes causadas pela covid-19, uma alta de 166,7% no período, seguido de Roraima (crescimento de 150% no número de mortos).

Mutação

De acordo com reportagem publicada pela agência Bloomberg, autoridades médicas chinesas temem que novo coronavírus, causador da covid-19, esteja em processo de mutação, o que tornaria mais difícil conter sua disseminação. Médicos da China têm atestado diferentes manifestações da doença, o que pode indicar a mutação. Pacientes das províncias chinesas de Jilin e Heilongjiang, no norte do país, parecem portar o vírus por um período maior do que 14 dias e também têm demorado mais para testar negativo depois que param de apresentar os sintomas.

Contato: gregory.prudenciano@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos