PR Newswire Internacional
18/04/2019 10:13

Assespro - PR divulga Boletim do Emprego do Setor de T. I. no Estado


Assespro - PR divulga Boletim do Emprego do Setor de T. I. no Estado

PR Newswire

CURITIBA, Brasil  , 18 de abril de 2019 /PRNewswire/ -- O Paraná é o quarto estado do Brasil com maior taxa de crescimento de vagas de emprego no ramo de T. I. e o segundo no ranking nacional em produção e registro de inovações tecnológicas. É o que apontou um estudo realizado pela Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro ? PR) juntamente com o Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O levantamento faz parte do projeto Insights Report: Panorama do Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação 2019, que publicará boletins mensais sobre o mercado de TIC no Paraná e também no Brasil.

"Em 2018 realizamos um projeto piloto de divulgação de análises produzidas pelos estudiosos do setor de TIC e, devido ao seu sucesso, passaremos a publicar periodicamente dados no intuito de embasar atividades que desenvolvam o setor e seus profissionais, impulsionando planos de capacitação e fomento para as empresas em nosso Estado", revela Adriano Krzyuy, diretor presidente da Assespro ? PR.

Segundo o levantamento, o Paraná criou 249 vagas de emprego no ramo de T. I.*, somente no mês de fevereiro. Ocorreram 1,1 mil admissões contra 904 demissões no período, sendo que Curitiba liderou o ranking no estado, com saldo positivo de 109 novas vagas.

Em comparação com o mesmo mês do ano passado, o crescimento no Estado foi de mais de 40%. Em fevereiro de 2018, haviam sido 880 admissões no estado, contra 707 demissões, resultando em um saldo positivo de 173 novas vagas no Paraná. A maior taxa de aumento admissional ocorreu em Cascavel, onde o aumento foi de 97%, seguida das cidades de Pato Branco (53%), Londrina (53%) e São José dos Pinhais (43%).

Pinhais, por sua vez, apresentou a maior taxa negativa de admissões, - 71%, e também a maior taxa negativa de demissões: - 31%.

Verificou-se também que, de março de 2018 a fevereiro de 2019, houve um aumento de 10% no estoque do emprego ? que representa a quantidade de vínculos empregatícios ? nesse ramo no estado. Em 2018, eram 23 mil empregos formais e em 2019 esse número chegou a 25,5 mil.

Já na área de T. I.**, em fevereiro de 2019, ocorreram no Paraná 902 admissões contra 835 demissões, tendo saldo positivo de 67 novas vagas. Nesse caso Curitiba foi de novo o município com maior saldo positivo no estado, apresentando 57 novas vagas. Em seguida vem Pato Branco, com 16 vagas, e Maringá com 9 vagas.

Toledo foi o município paranaense que apresentou a maior taxa de admissão de pessoal, chegando a um aumento de 86% no período analisado. Em segundo lugar vem Ponta Grossa, com alta de 64%, depois Pato Branco (57%) e, em seguida, Maringá (24%). Pinhais, mais uma vez, apresentou taxa negativa: - 40%, assim como Foz do Iguaçu, que apresentou taxa de - 45%. Ponta Grossa apresentou, por sua vez, a maior taxa de desligamento de pessoal (138%), seguida por Foz do Iguaçu (122%) e Maringá (53%).

Ainda assim, comparando o mês de março de 2018 com o mês de fevereiro de 2019, verificou-se aumento de 3,8% do estoque de emprego no Paraná, passando de 31,6 mil vagas para 32,8 mil vagas de trabalho formal na área de T. I.

A análise divulgada revelou dados sobre a situação de empregos em duas vertentes: ramo de serviços de T. I. e área de serviços de T. I.

* O ramo de T. I. engloba atividades como desenvolvimento de programas de computador sob encomenda; desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis ou não; consultoria em tecnologia da informação; suporte técnico, manutenção e outros serviços em T. I., tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet; e serviços relativos a portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet.

** A área de T.I., por sua vez, diz respeito aos cargos de diretores de serviço de informática; gerentes de tecnologia da informação; engenheiros em computação; especialistas em informática; analistas de sistemas ocupacionais; professores de matemática, estatística e informática do ensino superior; técnicos em programação; e técnicos em operação e monitoração de computadores. 

SOBRE A ASSESPRO ? PR: A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação ? ASSESPRO-PARANÁ, filiada à FEDERAÇÃO ASSESPRO, é uma entidade sem fins lucrativos, criada com o intuito de representar de forma distinta e empreendedora, empresas privadas nacionais produtoras e desenvolvedoras de software, produtos e serviços de TI, telecomunicações e internet. Fundada em 1982, a ASSESPRO-PARANÁ é a legítima e a mais antiga entidade empresarial do Setor no Paraná. Ao longo dessas quase quatro décadas, a ASSESPRO-PARANÁ vem defendendo os interesses das empresas e a indústria da tecnologia da informação no Estado.

Contato:
Engenharia de Comunicação
Assessoria de Imprensa Assespro-PR
(41) 3104-7766 e 3626-1131
imprensa@assespropr.org.br
Patrícia Stedile
(41) 9.9125-7332
patricia@engenhariadecomunicacao.com
Claudio Ribeiro Jr.
(41) 9.9112-7727
claudio@engenhariadecomunicacao.com

FONTE Assespro - PR

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos