Releases
31/10/2017 16:10

Investimento em desenvolvimento socioemocional melhora índices de aprendizagem


Curitiba, PR--(DINO - 31 out, 2017) - O mês de outubro marcou a adesão do Colégio Amplação ao Programa Escola da Inteligência, metodologia que promove, por meio da educação das emoções, a melhoria nos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos. Fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo escritor, psiquiatra e pesquisador Augusto Cury, a metodologia otimiza as relações em torno da confiança, da autoestima, colaboração, respeito e perseverança.

Trabalhada como uma disciplina da grade curricular, as atividades da Escola da Inteligência serão apresentadas aos alunos do Colégio Amplação com a frequência de uma aula semanal para os alunos do 1º a 5º ano do Ensino Fundamental, a partir de 2018. Segundo Gisele Mantovani Pinheiro, diretora da instituição, a novidade encantou pais, alunos e professores. "Acreditamos que a escola também tem a responsabilidade de desenvolver as habilidades não cognitivas e que essa movimentação pode influenciar positivamente na aprendizagem", esclarece. "Essa também é uma grande oportunidade para o desenvolvimento de nossos professores que, ainda este ano, começaram a receber capacitação presencial e serão acompanhados, ao longo do próximo ano, pela equipe da Escola da Inteligência", completa a educadora.

A escolha pela implantação da Escola da Inteligência no Amplação se desenvolveu após a visita do autor mais lido da década à instituição. "Tive a satisfação de conhecer o Dr. Augusto Cury, em maio deste ano, durante um congresso de educação em São Paulo. Pelo fato de nosso posicionamento sobre educação inovadora convergir com o que ele acredita ser fundamental para formar novos protagonistas - em termos de revisão da proposta pedagógica, desenvolvimento socioemocional, infraestrutura sob medida para a aplicar uma metodologia disruptiva, além do uso estratégico e consciente da tecnologia - tivemos o prazer de recebe-lo em Curitiba para apresentar nossa sede. Segundo ele, o Amplação é um grande exemplo de inovação", ressalta.

Além das vivências em sala de aula, que irão gerar indicadores sobre o crescimento emocional dos alunos por Estado, a Escola da Inteligência disponibiliza conteúdo exclusivo para os pais, que também participam de quatro encontros anuais para partilhar experiências sobre a construção da autonomia em família. "A partir de agora teremos um ambiente emocionalmente mais saudável e criativo e entendemos que esse investimento trará um ganho de qualidade de vida para todos os envolvidos", conclui Gisele.

Vale ressaltar que, além da Teoria da Inteligência Multifocal, a Escola da Inteligência também utiliza outras renomadas teorias, como: Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner, a Psicanálise de Sigmund Freud, a Construtivista de Jean Piaget, a Sociocognitivista de Vygotsky, entre outras. Atualmente, o Programa atende mais de 2.000 mil alunos em 540 escolas brasileiras.

Sobre o Grupo Educacional Amplação

Pioneiro no movimento pela educação inovadora no Paraná, o Grupo Educacional Amplação, com sede no Neoville, destaca estrutura e proposta pedagógica baseados em estudos nos países de vanguarda, referência em educação no mundo. Por meio do uso das metodologias ativas, a instituição forma os novos protagonistas do século XXI desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.


Website: http://www.colegioamplacao.com.br

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos