Releases
17/08/2018 18:10

Arquitetura: dicas de como criar ambientes integrados que dão certo


(DINO - 17 ago, 2018) - É cada vez mais comum que os espaços dentro de casa reflitam um estilo de vida contemporâneo marcado pela versatilidade e funcionalidade. Criar um layout mais aberto, em que os cômodos se misturem, é um exemplo. A chamada integração de ambientes pode ser uma opção para quem gosta de espaços mais amplos e práticos e pode ser definida já no projeto de construção ou no momento de renovar a casa com uma reforma.
Segundo a arquiteta Renata Pisani, o conceito espaço aberto pode oferecer inúmeras vantagens aos moradores, como aumentar o espaço e ganhar em área perceptível. "A família pode estar junta mesmo quando em ambientes separados, o que é uma ótima vantagem para quem quer ter um bom convívio familiar. Enquanto um cozinha, outro assiste TV, mas podem conversar e comentar sobre o que ambos estão fazendo, por exemplo", afirma.

No entanto, antes de partir para um projeto de ambientes integrados, é preciso levar alguns pontos em consideração para que todos os ambientes exerçam as funções que a família precisa para atender suas necessidades.

1- Integrando sala e cozinha

Uma grande cozinha unida à sala sem o uso de paredes para delimitar os ambientes. Essa é a forma de integração mais comum e segue as tendências atuais de arquitetura de interiores que enquadram a cozinha como uma área social da casa, um ponto de encontro da família e amigos.

Na hora de integrar esses dois ambientes, a atenção deve estar voltada com a harmonia dos revestimentos e a escolha das cores. "Integrar quer dizer unir e harmonizar cada detalhe. As cores devem refletir a personalidade da pessoa e o seu lifestyle. Indico criar uma base neutra", conta a arquiteta Renata Pisani referência em arquitetura de interiores com participação em importantes eventos, como Casa Cor Paraná e Santa Catarina e Mostra Artefacto, na capital paranaense.

2- Outras possibilidades de integração

Além da cozinha e sala, há outros ambientes que também o uso do conceito de espaço aberto. É o caso da cozinha com a área de serviço, a sala com o escritório ou o quarto com o banheiro.
Além da atenção à escolha das cores para garantir uma integração harmoniosa, os móveis também têm papel fundamental. "Um estilo mais minimalista com móveis multifuncionais permite uma integração muito mais eficaz e facilitada entre os cômodos. A utilização de móveis para delimitar o espaço de cada ambiente é uma tendência muito mais forte no design de ambientes integrados", recomenda Renata Pisani.

3- Atenção especial à parte estrutural

Para imóveis prontos, criar espaços abertos demanda, muitas vezes, derrubar paredes. Para isso, é imprescindível verificar o projeto estrutural da edificação. "Caso a construção seja de paredes estruturais, por exemplo, deve ser feito um reforço que possibilite a retirada da parede ou de parte dela.", ressalta a arquiteta Renata Pisani.

Foi o caso da reforma realizada por Isabel Marin, 63 anos. "Fizemos a integração dos espaços do térreo da minha casa. Foi uma reforma que envolveu uma grande obra devido às paredes serem estruturais. Foram criados pilares e vigas e mexido em muita coisa. Mas o resultado ficou muito bom. Além de ter aumentado os ambientes, deixou a casa mais clara, por conta da iluminação natural que entra agora", conta.

4- Acompanhamento profissional

Para evitar frustrações e garantir um bom resultado no seu projeto, uma dica é contratar um escritório ou profissional de Arquitetura planejar tanto a parte estrutural, como a decoração. Reunir suas ideias com um profissional capacitado capaz de transformá-las em um projeto arquitetônico que possa ser executado em realidade pode fazer toda diferença.

"A assessoria inclui o projeto, a fase de orçamento e planejamento financeiro da obra, colocando em uma planilha todos os custos do plano de integração. Na prática, a consultoria especializada se torna um investimento, uma vez que ajuda a ganhar tempo, economizar nas contratações, garantir a estrutura da edificação, além de orientar na escolha de cores, revestimentos e cada detalhe da decoração", descreve Renata Pisani, que já executou mais de 200 projetos em 18 anos de experiência.


Website: http://www.rparquitetura.com.br

Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos