Releases
17/10/2017 10:32

Por que programar é mais importante do que falar inglês?


São Paulo, SP--(DINO - 17 out, 2017) - Recentemente, Tim Cook, CEO da Apple, afirmou que "aprender a programar é mais importante do que aprender a falar inglês", já que a programação é, segundo ele, uma forma de falar com mais pessoas. A área de TI, que cresce vertiginosamente mesmo em meio à crise e exige profissionais cada vez mais completos e criativos, nunca teve um papel tão chave nas organizações - e parece que o mundo se deu conta disso.

Atualmente, saber programar é, sim, uma habilidade mais importante do que falar inglês, uma língua quase universal e indispensável para grande parte dos profissionais. E quem diz isso é o próprio mercado de trabalho.

"A demanda por profissionais qualificados é enorme e há, inclusive, falta de especialistas em TI. Hoje em dia, sem dúvida alguma saber programar é mais valioso do que falar inglês", diz Gabriel Silva, CEO da One Choice Consultinghttp://www.onechoice.com.br, consultoria especializada em recrutamento e seleção de profissionais de TI que valida tecnicamente os candidatos para as empresas.

Embora uma coisa não exclua a outra, a habilidade de programar torna um profissional completo e aumenta seu valor de mercado, ao passo que o inglês se tornou algo mais trivial com o passar dos anos.

"Isso tudo se deve à transformação digital pela qual as empresas têm passado", completa Gabriel, enfatizando que o profissional do futuro será aquele que desenvolve, programa, é criativo e resolve problemas com rapidez, ou seja, quem trabalha com TI precisa "sair da caixa" e atuar em todas as frentes dentro de uma companhia.

Apesar do cenário promissor, o que deixa a desejar são as capacidades. Em 2016, uma pesquisa da CompTIA (Computing Technology Industry Association) apontou que 98% dos profissionais de TI no Brasil tinham deficiência de conhecimento. As empresas relataram, ainda, dificuldades para preencher as vagas da área por falta de qualificação.

"Nossos testes técnicos são muito rigorosos e identificam fraudes. O que notamos é que uma boa parte dos candidatos não consegue se qualificar para a vaga à qual se candidatou", completa o executivo da One Choice Consulting, que permite, ainda, que o próprio cliente entre em contato com o candidato para negociar detalhes da vaga e aplicar seus testes específicos por meio do sistema HUNTER, criado pela própria consultoria.

Segundo o próprio Tim Cook afirmou, a capacidade de programar permite que uma pessoa se expresse com 7 bilhões de pessoas no mundo, demonstrando sua criatividade e capacidade de inovar. "Apoiamos a ideia de que a programação seja matéria de escolas em todo o mundo, pois é, sem dúvida, uma habilidade não do futuro, mas, sim, do presente", conclui Gabriel.





Website: http://www.onechoice.com.br

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos