Releases
06/12/2017 10:42

Produto brasileiro é promessa para recuperar produtividade em hortifrútis


Sydney NSW--(DINO - 06 dez, 2017) - Com as expectativas de retomada da economia brasileira depositadas sobre a agroindústria a partir deste ano, algumas oportunidades de investimento no setor começam a surgir. Em um nicho específico e de maior valor agregado, o de frutos, legumes e verduras in natura minimamente processados, a promessa de lucros maiores vem de um produto desenvolvido e patenteado no Brasil, com reconhecimento da patente em 152 países. A novidade foi desenvolvida pela VegQuality, única empresa do país que oferece soluções e assessoria para a cadeia completa desses produtos (conhecida como FLV IV Gama). São os chamados hortifrútis prontos para consumo. A VegQuality começou este ano a comercializar o Veg Oxi MP, um antioxidante e conservante natural que amplia o tempo de vida desses alimentos. Este é o primeiro produto do gênero no mundo e está pronto para ser distribuído em todo o território brasileiro.

O produto levou 14 anos para ser pesquisado e desenvolvido pela VegQuality, que identificou uma lacuna na cadeia produtiva de frutos, legumes e verduras (FLV) minimamente processados. Esses produtos passam por diferentes etapas: do plantio e colheita, eles são descascados, cortados, picados, higienizados, embalados, refrigerados e distribuídos para a venda no varejo. Ao longo dessa cadeia, eles perdem seu tempo de validade em virtude da oxidação - um processo inevitável que ocorre em todos os vegetais minimamente processados, provocando o rápido escurecimento de hortaliças e frutas (como a maçã, logo após ser cortada). Até o desenvolvimento do Veg Oxi MP, não havia possibilidade de frear a oxidação de forma natural, sem alterar o valor nutricional ou o sabor dos produtos nem representar riscos à saúde do consumidor (o que ocorre com o uso de outros insumos até então usados, como os sulfitos).

"Percebemos que a qualidade dos produtos que vão parar na mesa do brasileiro dependia de uma tecnologia mais eficiente e sustentável de conservação. Consultamos diferentes centros de pesquisa em mercados desenvolvidos, mas criamos a solução no Brasil, com a fórmula de um antioxidante à base de vitamina C", explica Roseane Bob, diretora técnica da VegQuality.

Após o depósito da patente, o Veg Oxi MP passou a ser produzido e embalado em escala nacional pela indústria Chesiquímica. Agora, a VegQuality está selecionando interessados para atuar na distribuição comercial do produto no Brasil, exatamente num momento em que investidores buscam soluções para ampliar lucratividade nesse setor. Rodadas de negócios estão sendo realizadas para a avaliação de propostas. Os distribuidores vislumbram o potencial de venda desse antioxidante em grande escala, já que ele comprovadamente reduz perdas e desperdícios dos FLV num momento em que tanto o agronegócio quanto o setor de alimentação buscam ampliar suas margens. Com isso, o insumo contribui não apenas tecnicamente para a qualidade do alimento comercializado, mas seu efeito econômico estende-se para toda a cadeia.

Impacto econômico

Segundo Roseane Bob, os testes comprovaram que o produto favoreceu um aumento de até 100% na lucratividade de frutas e vegetais comercializados. Além da redução das perdas, verificou-se uma economia de custos, com a menor utilização de água, mão de obra, entre outros. "A reconhecida durabilidade do alimento afeta a satisfação do consumidor final, ao mesmo tempo em que o varejista pode gerenciar melhor seu estoque graças ao aumento do shelf life dos frutos e hortaliças", complementa a diretora da VegQuality.

Atualmente, os FLV minimamente processados são utilizados de forma diversa no mercado, o que amplia a versatilidade para a distribuição comercial do antioxidante e conservante natural, inclusive para a produção de orgânicos. Eles são vendidos em supermercados, restaurantes, cozinhas industriais, serviços de catering aéreo e de navios, redes de fast food, hotéis, sacolões e empresas de alimentação escolar.
"O alcance comercial do Veg Oxi MP e o fato de ele revolucionar a forma de conservação sustentável de frutos e vegetais apontam que este se tornará um insumo imprescindível para a cadeia de alimentos minimamente processados", prevê Roseane, que é uma autoridade no Brasil nas áreas de processamento mínimo de vegetais, qualidade e segurança alimentar.

A distribuição nacional do Veg Oxi MP ocorre num contexto em que os produtores de hortifrútis buscam soluções para reverter uma alta de 30% no custo de produção por hectare em 2016, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP). Esse aumento foi provocado principalmente pela valorização do dólar frente ao real e, consequentemente, pelo aumento no preço dos insumos agrícolas. Por isso, o valor de algumas frutas e hortaliças no varejo chegou a crescer 50% em 2016, afugentando o consumidor. Os FLV minimamente processados são um incentivo para o consumo de alimentos naturais (diante da praticidade do preparo), desde que os preços e o prazo de validade sejam também atrativos. O antioxidante natural favorece esses dois aspectos.

Além disso, investidores no agronegócio brasileiro estão também atentos para a projeção de crescimento do setor em 2017 (de 12,5%, segundo o Banco Central), enquanto o PIB deve crescer 0,7%. A agroindústria representa 70% do índice de crescimento do PIB, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Esses indicadores propiciam a disposição de investimentos em produtos de nicho, como o Veg Oxi MP, que atuam diretamente nos indicadores de produtividade no setor.

Sobre a VegQuality

A VegQuality é uma empresa brasileira de assessoria e desenvolvimento de soluções para a cadeia produtiva de frutos e hortaliças minimamente processados (FLV IV Gama). Fundada em 2015, é a única a oferecer uma gestão integrada nesse segmento e na fruticultura. Possui uma equipe multidisciplinar com alta especialidade nos sistemas produtivos e nos mercados dos chamados hortifrútis. Sua missão é promover, inovar e capacitar os diferentes elos dessa cadeia por meio de soluções tecnológicas e operacionais. Para mais informações: www.vegquality.com.br e www.vegoxi.com.br.


Website: http://www.vegquality.com.br

Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos