Releases
22/01/2019 18:29

Comerciantes da região do Sertão dos Inhamuns, no Ceará, investem em energia solar


Crateús, CE--(DINO - 22 jan, 2019) -
É inegável que a energia solar fotovoltaica está em franca expansão no país: segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em 2018, o Brasil instalou conectou mais de 26 mil sistemas fotovoltaicos à rede de energia, quase o dobro que no ano anterior. Atualmente, o país já totaliza 47.972 sistemas instalados.

Dessa forma, o País passou de 184 megawatts (MW) de potência instalada em sistemas de microgeração e minigeração em 2017 para 501,9 MW em 2018, alcançando uma marca histórica, de acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) .

Até o momento, a maioria das instalações realizadas ainda são residenciais. No entanto, o setor de comércio tem se destacado cada vez mais na procura por sistemas de energia fotovoltaica de pequeno e médio porte.

Na região do Sertão dos Inhamuns, no Ceará, a tendência já tem se comprovado. Somente em dezembro de 2018, a unidade local da Solarprime, franquia de energia solar com mais de 130 unidades pelo país, já instalou vários sistemas fotovoltaicos comerciais. Um dos clientes, a Farmácia Maciel e Vasconcelos, por exemplo, instalou 68 painéis solares, capazes de produzir 3000 kWh e gerar uma economia de quase R$30 mil por ano.

Segundo João Paulo Maciel Farias, proprietário da farmácia, o que motivou a instalação foram os constantes aumentos nas tarifas: “Os aumentos eram constantes. O valor da minha conta de luz chegou a dobrar nos últimos 3 anos”, afirma. Ele acredita que o sistema fotovoltaico também contribuiu para a valorização do imóvel e o consequente fortalecimento da marca da empresa, que agora pode explorar o marketing verde como estratégia de vendas.

Já na cidade de Nova Russas, o Colégio Vale do Curtume adquiriu 78 painéis, que produzem 3350 kWh e proporcionam uma economia de R$ 32 mil a cada ano. Nesse caso, a instalação do sistema fotovoltaico foi favorecida pela linha de financiamento FNE Sol, do Banco do Nordeste, que facilita projetos de micro e minigeradores. O financiamento cobre até 100% do valor do investimento e o prazo de pagamento pode se estender por até 12 anos, dependendo da categoria do cliente.  

As linhas de financiamento exclusivas são uma das razões da popularização dos kits de energia solar, já que permitem que o consumidor não desembolse o valor total do sistema fotovoltaico de uma vez só. Optando pelo financiamento, é possível pagar pela instalação com o dinheiro que seria usado na conta de luz, já que a economia pode chegar a 98%.

Também contribui para o crescimento do setor o barateamento dos kits de energia solar, que tiveram redução de pouco mais de 10% nos valores entre meados de 2017 e 2018, segundo relatório da consultoria especializada no setor de energia solar fotovoltaica Greener.

Além disso, o aumento da consciência ecológica por parte dos consumidores, que faz com que a imagem das empresas seja favorecida com a instalação dos sistemas fotovoltaicos, e os sucessivos reajustes na tarifa de energia, que têm pesado no bolso dos consumidores, especialmente os de grande porte, também explicam o avanço do setor.

Segundo a Gerente Administrativa da unidade Solarprime Crateús/Ipu, Eide Lourenço, a tendência é que o mercado siga crescendo na região: “A unidade Crateús/Ipu já possui 15 sistemas instalados na região dos Inhamuns e Serra da Ibiapaba. Nossa meta para 2019 é chegar a 70 sistemas instalados e homologados”, afirma.

Eide também frisou que, no nordeste, um dos grandes incentivadores e parceiros da Solarprime é o Banco do Nordeste, cujos financiamentos facilitam a compra dos sistemas.

 

Para saber mais sobre como adquirir um sistema de energia solar fotovoltaica, entre em contato com a Solarprime pelo site.



Website: http://www.solarprime.com.br/crateus

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos