Releases
20/05/2019 10:59

Do combate ao estresse até o melhor desempenho de atletas: indústria farmacêutica aposta em cápsulas com novos princípios ativos


(DINO - 20 mai, 2019) - A indústria farmacêutica está em ascensão e a expectativa de crescimento de 5 a 8% até 2022 faz com que o setor invista em novas tecnologias e desenvolvimento de produtos naturais. Para não ficarem para trás, as empresas apostam em cápsulas projetadas para pacientes com dificuldade de deglutição, cápsulas vegetais, uso de componentes que ajudam a reduzir o estresse, entre outros. As iniciativas que se destacam na área serão apresentadas na 24ª FCE Pharma, feira voltada para profissionais do setor que acontece entre os dias 21 e 23 de maio, no São Paulo Expo.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o estresse, por exemplo, atinge cerca de 90% da população do planeta. Para melhorar a qualidade de vida das pessoas, a Tovani Benzaquen apresenta novos ingredientes e matérias-primas naturais que auxiliam no combate à insônia e no desempenho cognitivo. "Entre os principais lançamentos temos o Lactium, da fabricante Ingredia, uma proteína hidrolisada do leite que contém um decapeptídeo bioativo com a finalidade de reduzir o estresse e a insônia. Ele nasceu de estudos científicos que comprovaram que no leite materno há uma substância que proporciona o sono tranquilo ao bebê", explica Emma Tovani Benzaquen, diretora de marketing da companhia.

A empresa também tem produtos para ajudar as pessoas que têm dificuldade em se concentrar ou querem melhorar a produtividade. "O Memree, da Lipogen, é um fosfolipídio (FosfatidilSerina) indicado para a melhora da cognição e da memória, que suplementa a membrana plasmática dos neurônios, permitindo melhores sinapses", diz Benzaquen. Além disso, a companhia lança a cafeína ZumXR, da fabricante PLT, uma cafeína microencapsulada com ação prolongada de liberação. "Ela demora cerca de seis horas para dissolver no organismo e é mais voltada para maratonistas, atletas de alto rendimento. Em vez de dar aquele pico de energia, ela é liberada aos poucos para melhor aproveitamento", explica.

Novas cápsulas no mercado

Seguindo a linha natural, a Capsugel fornece cápsulas vegetais, certificadas como cápsulas sem glúten, conservantes, livres de açúcar e amido. E também apresenta as chamadas DRcaps, usadas pela maioria das empresas que desenvolvem probióticos e companhias do segmento de nutrição desportiva no Brasil e outros países. "Elas protegem o conteúdo da cápsula de desintegrar no estômago. As DRcaps se desintegram no trato gastrointestinal onde os ingredientes podem fazer mais efeito e gerar melhores resultados", afirma Rafael Fiani, gerente de novos negócios da marca.

Outra novidade da Capsugel são as cápsulas fabricadas a partir de um polímero natural obtido através de um processo de fermentação do amido da tapioca, as chamadas TAPIOCAPS. "Elas são recomendadas para ativos altamente oxidáveis como as vitaminas. De acordo com um estudo, elas proporcionam maior proteção contra a permeabilidade do oxigênio quando comparadas às cápsulas tradicionais de gelatina", afirma Fiani.

Outro lançamento da FCE Pharma são as cápsulas com corantes de base natural - feitas com carmim, urucum e clorofila - e as chamadas "easy to open", indicadas para pacientes com dificuldade de deglutição. Ambas são da Qualicaps, empresa que tem mais de 120 anos de experiência na fabricação de cápsulas duras. "A easy to open possui um mecanismo exclusivo de travamento que facilita a abertura da cápsula para pacientes que preferem misturar o medicamento com água ou suco", explica Paulo Valente, presidente da empresa para a América Latina.



Website: http://www.fcepharma.com.br

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos