Releases
23/02/2018 15:36

Sensores Inteligentes que movem a Indústria


São Paulo, SP--(DINO - 23 fev, 2018) - Desde a década de 50, a automação industrial tem se tornado mais objetiva e prática com a criação de sensores industriais. Criados com o objetivo de detectar mínimas alterações no ambiente, os sensores atuam como os olhos e ouvidos do industriário e da produção em geral. São encontrados em todos os setores e máquinas, e sua aplicação garante a segurança das vidas que trabalharão no local, realizando a contagem de material, controle de direção, até nível de fluidos e verificação de material dentro do recipiente.

Sensores podem ser atribuídos a tarefas desempenhadas por colaboradores, onde o sensor assegura que a técnica desempenhada pelo operador não compromete sua segurança ou a do equipamento, como nos explica Bryan Michel Bueno, Engenheiro Eletricista e promotor técnico da Reymaster Materiais Elétricos: "Quando o usuário tenta infligir uma norma de segurança e posiciona alguma parte do corpo ou até mesmo um equipamento em local não permitido, a máquina para, impedindo que o trabalhador sofra danos físicos".

Tipos de sensores utilizados pela Indústria.

Dentre os diferentes tipos de sensores, é a nós possível categorizá-los segundo diferentes atributos ou modo de medição. O http://www.solucoesindustriais.com.br/empresa/instrumentacao/contech-industria-e-comercio-de-equipamentos-eletronicos-ltda/produtos/instrumentacao/sensores-de-temperatura-1' target='_blank' >sensor de temperatura , por exemplo, utiliza a variação do padrão de temperatura como fator decisivo para garantir o bom funcionamento do produto, onde indicamos um mínimo e máximo permitido, ou por vezes uma temperatura precisa definitiva e qualquer variação, por mínima que seja, será detectada e alertada pelo sensor.

Outro modelo comum seria o http://www.solucoesindustriais.com.br/empresa/instrumentacao/techmeter/produtos/instalacoes-e-equipamentos-industriais/sensores-de-nivel' target='_blank' >sensor de nível , configurado para identificar a menor variação no nível máximo e mínimo de fluidos ou sólidos, podem ser determinados por posicionamento linear, fotoelétricos entre outros, onde a variação do nível será identificada através de painéis monitorados por operadores ou manômetros com identificação de risco à segurança.

Contudo, um dos modelos mais precisos é o http://www.solucoesindustriais.com.br/empresa/automatizacao-e-robotica/re-latina/produtos/acessorios/sensor-ultrasonico' target='_blank' >sensor ultrassônico , seu método de medição pode ser considerado o mais apropriado em alguns casos, pois são capazes de detectar variações através de ondas ultrassônicas, onde, ao contrário de outras tecnologias, não tem relevância se o objeto de medição é transparente, opaco, metálico, não metálico, sólido, líquido ou em pó, o que define a medição é a superfície do objeto.

A segurança pode estar na manutenção preventiva

A plena utilização dos sensores depende incondicionalmente da verificação, checagem e manutenção dos mesmos por parte das empresas. Nada assegura uma linha de produção contra um sensor mal calibrado. Atualmente diversas empresas de calibração e manutenção realizam a prevenção e correção nos mesmos, porém cabe às indústrias manterem seus produtos conferidos e checados.

É importante a ressalva que ainda existem empresas que desacreditam a importância de sensores, e atuam com aparelhagem independente da existência dos mesmos. Esse tipo de pensamento, além de altamente perigoso, é totalmente retrógrado, visto que quando lidamos com maquinário, por mais preciso e exato que seja, sua manutenção e verificação periódica é indispensável, e a checagem pelo elemento humano pode garantir a segurança de sua empresa. Em suma, sensores são hoje sinônimos de segurança e bom desempenho nos diferentes setores de atuação, e podem ser o fator decisivo na prevenção contra acidentes de trabalho.


Website: http://www.solucoesindustriais.com.br/

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos