Releases
12/12/2017 17:28

Movimentação de materiais na indústria necessita de equipamentos especiais


Atibaia - SP--(DINO - 12 dez, 2017) - Com o ano acabando, o foco de quase todas as empresas já está em 2018 e as novas chances que virão com o ano que se inicia. Dentro das empresas, um setor que merece destaque e planejamento é o de logística e movimentação de materiais. Fundamental para atingir um nível de excelência nos serviços e produtos oferecidos aos consumidores, a movimentação de materiais representa, geralmente, entre 15 e 70% dos custos totais de um produto e ocupa 55% de todo o espaço fabril. Assim, essa área deve receber o máximo de atenção e cuidado para reduzir distâncias, racionalizar o espaço e manter a segurança dos trabalhadores, a fim de ter o máximo de eficiência e economia na relação entre pessoal, equipamento e materiais.

A principal função dos equipamentos de armazenagem é a otimização da movimentação de cargas a fim de conquistar vantagens como a redução do custo homem/hora e da manutenção do inventário e seu controle, bem como manter a rapidez na estocagem e movimentação das cargas, aproveitando melhor o espaço. Para realizar esse aperfeiçoamento, alguns equipamentos de movimentação de materiais se tornam essenciais como veículos industriais, equipamentos de elevação e transferência; transportadores contínuos, embalagens, recipientes, unitizadores e estruturas para armazenagem. Entre estes, alguns equipamentos não podem faltar, confira!

Paleteira
Equipamento manual, movimentado por uma alavanca, tem como função o deslocamento de mercadorias para armazenamento e organização. Com capacidade de carga de até 4.500 kg, ou do tipo elevadora (muito utilizada em depósitos de alimentos) com capacidade de 1.400 a 3.600kg.

Empilhadeira
Com grande capacidade de carga, as empilhadeiras conseguem movimentar grandes quantidades de materiais na horizontal e vertical, além de transportar pallets por meio de suas lâminas de garfos. O equipamento ideal depende das necessidades das empresas, fatores como estabilidade estática e dinâmica com máxima carga, velocidade de elevação e descida, habilidade de vencer rampas, curvas e outros obstáculos devem ser analisados.

Comboios
Os comboios são reconhecidos por serem usados para rebocar vagonetas e terem como vantagem a economia gerada no transporte de volumes maiores em grandes distâncias.

Esteira transportadora
Com esse equipamento, os produtos são transportados por toda a unidade fabril sem muito esforço, além de facilitar a separação de pedidos.

Transportadora de roletes
Ao contrário da esteira transportadora, que normalmente funciona apenas com energia elétrica, este equipamento é acionado através também pela gravidade. As transportadoras de roletes são geralmente utilizadas na carga e descarga de mercadorias.

Guindastes
Esse tipo de equipamento de movimentação é utilizado apenas para o transporte de cargas extremamente pesadas, garantindo agilidade e segurança ao procedimento.

Independentemente do equipamento que a empresa utilizará para movimentação de cargas é fundamental que seja feita a manutenção constante. De acordo com a Contato Comp , fornecedora de peças para empilhadeiras , a manutenção periódica dos equipamentos também irá garantir um custo menor na movimentação de materiais, já que manter um equipamento funcionando corretamente causa menos gastos do que realizar reparos de emergência.



Website: https://www.contatocomp.com.br/

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Siga nossas redes: