Releases
07/01/2019 13:30

Artista plástico Fabio Benetti convida para bate-papo sobre sua obra, em cartaz na Galeria Tribo, em São Paulo


São Paulo--(DINO - 07 jan, 2019) - Ao desconstruir uma obra de grande proporção, o artista plástico Fabio Benetti iniciou uma nova série que, em sua gênese, tinha a ideia de reutilizar o "lixo" da anterior, somando-o a outros materiais, também retirados do lixo do bairro do Bom Retiro, em São Paulo.

Lendo uma grande matéria na imprensa nacional sobre as consequências nefastas das fake news, Fabio colou a capa da revista na parte posterior da tela e passou a fundir o material que havia recolhido. Porém, ao avançar na execução desta e das outras telas, sentiu que seria uma produção um pouco mais densa do que sua usual. As obras passaram a ganhar outras camadas, algo como um "lixo" emocional depositado no inconsciente coletivo, essa espécie de lodo que a situação do país nos colocou a todos como cidadãos. Enquanto assistia e vivia as dicotomias, os desentendimentos e o ódio gerados pela eleição no país, foi purgando artisticamente nesta série - que agora ganha uma exposição na Galeria Tribo, sob curadoria de Rogério M. Martins - todos estes sentimentos amalgamados.

Como resultado, seis telas em grandes formatos, que poderão ser vistas a partir de 29 de novembro na exposição Purgatório, nome também de uma das obras expostas. As demais são Fake News, a primeira delas, Apocalipse, Assédio, Eva, Inferno Contemporâneo e Mentes Corrompidas. O conjunto impressiona pela densidade. As cores, desenvolvidas dentro do atelier do artista, são sempre únicas e geram a sensação de que tudo está neste mesmo plano emocional, em contraste com o aspecto tridimensional das telas. A exposição Purgatório permanece na Galeria Tribo até 4 de fevereiro de 2019, de segunda à sexta, das 13h às 18h, onde, em 8 de janeiro, às 19h, o artista recebe para falar sobre o processo de criação destas obras e sobre a mudança de rumo em sua carreira.

Ao contrário do rigor e racionalidade extremos que seu antigo ofício como advogado tributarista lhe exigia, o pintor Fabio Benetti há muito se projetou como autodidata no universo de sua pintura. Soma aos cursos que frequentou e acumulou, voltados à arte contemporânea, o ímpeto ou impulso natural à sua personalidade interna e externa: o acaso assumindo a bússola sensorial como orientador de seus traços.
Esse processo perpassa ainda pela compulsão com que Benetti aspira vivenciar os sentimentos mais sinceros e abruptos que falam à alma humana - e por isso muitas vezes inexprimíveis -, fazendo-o lançar novas cores, umas contra as outras, em uma dança livre e fluida de comprimentos de ondas.

O artista e curador da Galeria, Rogério M. Martins (@rogeriomoraismartins), conheceu o artista Fabio Benetti em seu ateliê e diz ter encontrado um artista inquieto, que transborda histórias e emoções. "Por diversas vezes subi e desci os três andares de seu ateliê, ouvindo suas aventuras e seu entusiasmo pela arte. Benetti é um sobrevivente que chegou muito perto da morte duas vezes. Suas experiências trágicas sem dúvida influenciaram e inspiraram o artista, em sua nova fase artística. Nas obras que compõem a exposição Purgatório, o artista coloca para fora todas as suas angústias em uma evidente inquietação perante a vida e ao momento histórico em que vivemos", comenta. Ao mesmo tempo em que as obras são fortes e inquietantes, elas trazem, também, certo humor sarcástico. São monocromáticas, valorizam as cores construídas pelo artista no ateliê e é impossível ficar indiferente perante a tanta euforia e força que seus grandes relevos despejam sobre os espectadores.

A Galeria Tribo foi idealizada em 2017 pelas artistas Ana Curioso, Angela Fernandes, Janete Silvério e Luciana Monteiro, que buscavam uma maneira de mostrar suas produções e decidiram montar um espaço eclético e democrático capaz de apresentar não somente seus trabalhos, mas também possibilitar a exposição das mais variadas tendências das artes visuais. O conceito da Tribo vem de valores que constituem a sua base: cultura, arte, ecletismo, diversidade, inclusão, democratização e expressão, com curadoria de Rogério M. Martins.

Bate-papo com o artista Fabio Benetti sobre a exposição Purgatório
08 de janeiro, às 19h.
Entrada Gratuita
Galeria Tribo - https://www.galeriatribo.com/
Rua Dr. Cesário Mota Júnior, 281, s/l 2 - Vila Buarque






Website: https://www.galeriatribo.com/purgatorio

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Siga nossas redes: