Releases
03/10/2019 11:17

Preparação final para as provas do Enem: a porta para o futuro acadêmico


São Paulo--(DINO - 03 out, 2019) -
O Exame Nacional do Ensino Médio é o segundo maior exame estudantil do mundo, dando acesso às faculdades, universidades e programas como o Sisu, Prouni e Fies.


O cronograma anual é elaborado pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), e o Governo Federal.


Sobre o Enem


As provas são realizadas no mês de novembro de cada ano, aplicadas em mais de 1.730 cidades brasileiras, e reunindo mais de cinco milhões de participantes.


Objetivos do Enem:


- Avaliar a qualidade do ensino médio nas escolas públicas;


- Facilitar o uso das notas obtidas no exame para o ingresso em faculdades/universidades públicas e privadas do país;


- Acesso facilitado às inscrições da prova via internet, bem como o desempenho e o resultado individual de cada estudante através da Página do Participante Oficial;


Estrutura e conteúdo da avaliação - disciplinas


O caderno de provas contém 180 questões de múltipla escolha, divididas em 45 de cada disciplina. Está inclusa também a folha de redação a ser elaborada pelo participante.


Qualquer cidadão brasileiro pode participar do Enem, inclusive os que possuem alguma limitação física, intelectual ou visual:


  • Gestantes

  • Lactantes

  • Idosos

  • Deficientes físicos, visuais, intelectuais

  • Presos

  • Enfermos em hospitais escolares


As disciplinas cobradas no Enem, são as mesmas lecionadas ao longo de todo o ensino fundamental e médio do estudante:


- Ciências da Natureza: Física, Química e Biologia;


- Matemática e suas Tecnologias;


- Ciências Humanas: Filosofia, Sociologia, Geografia, História;


- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Literatura, Língua Portuguesa, Artes, Educação Física, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol);


- Redação;


O grande desafio do participante é se empenhar durante a sua rotina de estudos, a fim de saber interpretar textos corretamente, assimilar o conteúdo de forma assertiva e discorrer com maestria a redação baseada em um tema atual da sociedade.


Muitos se perdem diante das longas questões do Enem, que contém textos elaborados de apoio ao participante, mas que exigem uma leitura dinâmica e minuciosa.


As notas obtidas no exame são criteriosamente avaliadas por uma equipe de examinadores, contando com um sistema próprio de avaliação da prova, inclusive na redação.


A redação é parte importante da avaliação, porque exige uma escrita formal, culta, clara e coesa de acordo com os padrões da Língua Portuguesa.


O tema escolhido para a redação é baseado em algum assunto recente vivido em nossa sociedade, como por exemplo, o desemprego, o avanço da tecnologia, como fazer uma resenha crítica, a obesidade, a depressão, e entre outros.


 


Edital do Enem


Esse é o documento oficial do Enem. Nele estão todas as informações sobre o exame:


- Regras gerais aos participantes (o que deve ou não levar no dia da prova, documentos obrigatórios), inscrições, pedido de isenção da taxa da avaliação, atendimento específico, gabarito, divulgação dos resultados oficiais, etc.


A divulgação e elaboração do edital do Enem  Veja no site https://www.editalenem.com.br é importante porque informa o cronograma, bem como o período de inscrições para a próxima versão do exame que é o Enem 2020.     


A boa notícia é que os estudantes podem contar com sites exclusivos que auxiliam na hora dos estudos! Eles têm a função de informar, apresentar conteúdos de estudo, dicas, materiais, simulados, exercícios, provas e gabaritos das versões anteriores do Enem.


A rotina final dos que aguardam fazer o Exame Nacional do Ensino Médio, deve ser a de continuar com foco total, descanso, exercícios físicos, alimentação saudável e boas noites de sono.


Ler bastante estimulando a interpretação de texto, treinar a escrita da redação e atualizar-se com as últimas notícias do Brasil e do mundo, com certeza darão ao participante uma preparação melhor para o dia da prova!



Website: https://www.editalenem.com.br

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos